Se o acesso não for alcançado, podemos levantar uma série de fatores e causas (dentro das quatro linhas) para tal insucesso. Se dentro de casa o Ceará faz seu papel e tem o quarto maior aproveitamento da competição com incríveis 10 vitórias, três empates e apenas duas derrotas, em 15 jogos fora de casa o desempenho cai brutalmente, sendo apenas o nono com melhor aproveitamento, contando com NOVE derrotas dos 15 jogos disputados longe da Arena Castelão.
Isto é um problema sério, já que todos os times que estão no G-4 atualmente têm um desempenho muito superior quando jogam fora de casa. Santos-SP e Mirassol-SP por exemplo, foram os únicos que venceram o Ceará aqui na capital. Contra o Sport-PE, o time teve uma apresentação decente e foi melhor que o time pernambucano durante a maior parte do tempo. Porém, como sempre falo, na Série B desempenho não é determinante. Os pontos, sim, e estes ficaram pelo caminho.
O Ceará até finalizou mais, teve mais chances claras, duas destas incrivelmente perdidas por Erick Pulga e Jorge Recalde, ambos de frente ao goleiro e sem marcação, e com esse desperdício de chances o ânimo do rubro-negro foi aumentando e, dos pés de Lucas Lima, saiu a jogada do primeiro gol, com gosto mais amargo ainda por ter sido anotado por Chrystian Barletta, atleta que usou a Justiça para rescindir seu contrato com o Vozão e praticamente uma “persona non grata” em Porangabuçu.
O Alvinegro, por estar fazendo boa partida, conseguiu encaixar uma boa jogada com Matheus Bahia e Erick Pulga e logo o placar já estava igual novamente. Mas, no finalzinho da partida, mais falhas defensivas e novamente numa falha geral, Wellington Silva, dentro da pequena área, marcou o gol da vitória da equipe pernambucana.
A situação do Ceará complicou bastante. O ideal seria ter vencido o Sport-PE já que um empate a essa altura já não seria para comemorar. Mas, a derrota complica porque a distância para o G-4 volta a ser de cinco pontos e nenhum dos quatro primeiros colocados parece estar desacelerando seu ritmo de pontuação.
Normalmente, a pontuação para se conquistar o acesso chega aos 63 ou 64 pontos. Para que o Vovô alcance esse número, serão necessárias seis vitórias nos últimos oito jogos restantes. Uma missão complicadíssima, visto que ainda teremos alguns jogos complicados, como o Santos-SP fora de casa, por exemplo.
Porém, como pudemos acompanhar nessa trajetória, houve várias partidas em que o Ceará poderia ter saído com o resultado positivo e por displicência, falta de qualidade ou algum outro fator acabou deixando os pontos escaparem. Assim, como também a questão do desempenho muito ruim fora de casa, que “freia” bastante a pontuação do Alvinegro na tabela de classificação.
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.