Meu Vozão Ceará Sporting Club

OPINIÃO | Ceará joga Série B com o G-4 mais incansável dos últimos 5 anos

Vitor Gabriel, atacante do Ceará. Sampaio Corrêa-MA x Ceará
Foto: Divulgação / Ceará SC

Quando o Ceará foi rebaixado na Série A do Brasileirão do ano passado, muito se especulou que a Série B do Campeonato Brasileiro seria fácil, visto que os times grandes ou de maior investimento estavam jogando todos a primeira divisão brasileira.

Entretanto, passado 11 rodadas o que vimos é o Vovô num campeonato de recuperação, vencendo, vencendo e vencendo e, mesmo assim, ainda não conseguiu entrar no famoso G-4 do acesso. E aí o que afinal aconteceu com a Série B?

Desde a Segundona de 2018 em que subiram Fortaleza, CSA-AL, Avaí-SC e Goiás-GO, a nota de corte para figurar entre os quatro melhores não é tão alta.

Mesmo a do ano passado, com Cruzeiro-MG, Bahia, Sport-PE e Vasco-RJ, nas primeiras 10 rodadas não tiveram a mesma soma de pontos do que a atual. Isso mostra que ninguém consegue despontar só e que, ao mesmo tempo, ninguém demonstra perder o fôlego ainda.

Das seis equipes que atualmente estão a frente do Ceará, o Alvinegro jogou com três delas e foi derrotado em duas situações. E, para piorar, jogando em casa (Vitória-BA e Novorizontino-SP). Nossa vitória contra o G-6 foi em Santa Catarina, contra o Criciúma-SC.

E aí, como vai ser a vida dos postulantes à Série A em 2024?

O líder Vitória-BA irá jogar com Criciúma-SC (casa), Guarani-SP (Fora), Sampaio Correia-MA (casa), Juventude-RS (fora), Vila Nova-GO (fora) Novorizotino-SP (casa), Sport-PE (fora), Chapecoense-SC (casa) e Ponte Preta-SP (fora). O rubro-negro baiano pega três concorrentes de G-4 na sequência e somente um rival de Z-4.

Vitória levou a melhor em duelo direto com o Ceará.  Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

O Vila encara o Guarani-SP (casa), Sport-PE (fora) Botafogo-RJ (fora), Tombense-MG (casa), Atlético-GO (fora), Vitória-BA (casa), Londrina-PR (fora), Ceará (fora) ABC-RN (casa) e Novorizontino-SP (fora) o tigrão enfrenta quatro rivais postulante a G-4 e dois times de Z-4.

A vida do Novorizontino-SP segue com Sampaio Correia-MA (casa), Tombense-MG (fora), Botafogo-SP (casa), Ponte Preta-SP (fora), Atlético-GO (casa), Vitória-BA (fora), Londrina-PR (casa), Criciúma-SC (fora), Vila Nova-GO (casa). Os paulistas pegam três times na luta pelo acesso e enfrentam somente um time que luta contra o rebaixamento.

O Sport-PE joga contra Ponte Preta-SP (fora), Vila Nova-GO (casa), Juventude-RS (casa), Chapecoense-SC (fora), Ceará (casa), Mirassol-SP (casa) Atletico-GO (fora), Vitória-BA (casa), Sampaio Corrêa-MA (fora) e CRB-AL (casa). Os vice-campeões da Copa do Nordeste jogam várias partidas em atraso nesse período, enfrentando quatro equipes que lutam pelo G-4 e somente a Chape-SC que briga mais pelo “fundo” da tabela.

O Criciúma-SC tem tarefa difícil contra o Vitória-BA (fora), Chape-SC (fora), CRB-AL (casa), Sampaio Corrêa-MA (fora), ABC-RN (fora), Guarani-SP (casa), Botafogo-SP (fora), Novorizontino-SP (casa) e Tombense-MG (fora). Os catarinenses pegam duas equipes de G-4 e duas de Z-4 até a 20ª rodada.

E por último o Mirassol-SP, que além do Campeonato Brasileiro vai jogar também a Copa Paulista, o time enfrenta Ituano-SP (casa), Sport-PE (fora), Ceará (casa), Atlético-GO (fora), Tombense-MG (casa) e Chape-SC (fora). Com isso, a equipe enfrenta dois times concorrentes de G-4 e dois de Z-4.

“MARATONA” DO CEARÁ

O Vozão ainda enfrenta neste primeiro turno, Sport-PE (Fora), Mirassol-SP (fora) e Vila Nova-GO (casa), tendo o papel de fazer pontos nessas partidas. Aroveitando o seu bom retrospecto fora de casa e quebrando a boa sequência do Vila, que tem a quarta melhor campanha jogando fora de casa. Partidas que não serão fáceis com certeza.

Complementando com Sampaio Corrêa-MA (fora), Avaí-SC (casa), Botafogo-SP (casa), Juventude-RS (fora) e iniciando o segundo turno o Ituano-SP (casa). O Ceará enfrenta três times de briga pelo G-4 e somente um rival no Z-4. Teremos uma data FIFA logo depois do jogo contra o CRB-AL e o treinador Eduardo Barroca terá tempo para preparar sua equipe para uma longa maratona até a 20ª rodada, no final de Julho.

E aí, o que achou da sequência dos adversários? O Ceará tem vida fácil? O certo é que alguém vai perder o gás pela sequência, lesões, viagens longas e confrontos diretos criam instabilidades nas campanhas das equipes nesta Série B.

Elenco do Ceará
Ceará vai ter “maratona” de jogos em busca do acesso. Foto: Felipe Santos / Ceará SC

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.