Meu Vozão Ceará Sporting Club

OPINIÃO | Contratações do Ceará ainda não ’empolgam’

Bruno Tubarão é o novo reforço do Ceará
Foto: Daniel Ramalho / Vasco

O Ceará já começou as movimentações do seu elenco para o ano de 2025. Até agora, vários atletas já se despediram e alguns já foram contratados visando as competições que serão disputadas na próxima temporada, em que o foco principal e absoluto será na Série A do Brasileirão.

Elenco do Ceará / CBF
Alguns atletas do elenco 2024 já se despediram do Ceará. Foto: Thiago Juvêncio / @thiagojuvencio_photografo

A torcida já “está na bronca” com os nomes contratados pelo Alvinegro e mesmo as especulações não trazem nomes que realmente empolgam ou que possam dar confiança de que o trabalho bem feito desse ano continue para o ano que vem. As boas notícias até aqui são no departamento de futebol, com a manutenção da estrutura principal formada por Haroldo Martins e Lucas Drubsky, diretor e executivo de futebol, respectivamente.

Com o sistema de contratações usando dados estatísticos e outros parâmetros, o Ceará errou muito pouco no ano de 2024 e fez algumas aquisições para o seu elenco que foram de suma importância para o acesso, como foram João Pedro Tchoca, zagueiro que veio por empréstimo do Corinthians, e o próprio Lucas Rian, atacante que era destaque na Série C e veio por empréstimo do Matsumoto Yamaga-JAP, que teve uma boa contribuição quando chamado.

E se voltarmos lá atrás no início do ano, nomes como Lucas Mugni, Matheus Bahia, Lourenço, Rafael Ramos, Raí Ramos, Aylon e Jorge Recalde, todos contratados já utilizando esse novo sistema, renderam muito bem e fizeram um ano quase perfeito, com Erick Pulga e Saulo Mineiro como principais destaques, mas com todos esses citados tendo um excelente ano.

Elenco do Ceará, Saulo Mineiro, Erick Pulga, Matheus Bahia
Foto: Stephan Eilert / Ceará SC

Para 2025, o Ceará trouxe:

  • Willian Machado, zagueiro que teve uma temporada de destaque na Série B, pelo Operário-PR.
  • Bruno Tubarão, atacante, que jogava de lateral no Atlético GO, chama a atenção o fato dele ter jogado 40 partidas e mesmo assim não ter marcado nenhum gol.
  • Fernandinho, também atacante, joga pelas pontas, fez uma boa Série B, atuando pelo Mirassol-SP.
  • Éder, zagueiro que passou pelo América MG, mas que não vem tendo bom rendimento nos últimos anos. Diferentes dos outros três, este ainda não foi oficializado.

Existem alguns rumores também acerca de Marllon (Cuiabá-MT), Gilberto (Juventude-RS) e também possível venda do Erick Pulga, com o Ceará já tendo rejeitado propostas do Torpedo de Moscow, clube russo, e também dizendo “não” às tentativas do Bahia.

Erick Pulga, atacante do Ceará
Foto: Stephan Eilert / Ceará SC

Com isso dito, apesar de entender a necessidade de contratações, acredito que o Ceará pode e deve esperar sempre pelas melhores oportunidades, sabendo que tem alguns contratos que vencem apenas no dia 31 de dezembro e isso também conta.

Porém, é necessário dizer também que os atletas contratados até aqui, de fato, não empolgam. Com Willian Machado sendo a melhor até agora, Fernandinho uma boa aposta e Bruno Tubarão e Éder (caso seja concretizado), são atletas abaixo do nível que a Série A exige hoje, na minha avaliação.

Ceará tem interesse em Fernandinho, do Mirassol-SP.
Fernandinho vai jogar no Vozão em 2025. Foto: Divulgação / Mirassol-SP

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.