Meu Vozão Ceará Sporting Club

OPINIÃO | Mancini está certo, o elenco não

Vagner Mancini Ceará
Foto: Felipe Santos / Ceará SC

E quando parece que a turbulência não pode aumentar frente a toda a onda de incompetência e descaso que tomou conta do Ceará, agora a pauta mais recente é o suposto conflito entre parte do elenco e o treinador Vagner Mancini.

Não é de hoje que muitos dos atletas que vestem a camisa do Vovô não aceitam receber o mínimo de cobrança, seja de quem for. Não faz muito tempo em que alguns jogadores queriam brigar com alguns torcedores que faziam um protesto pacífico no aeroporto, revoltados por não quererem ser cobrados por algo que era o mínimo, que era não rebaixar o Ceará.

O tempo passou e só mostrou o quão certos estavam os torcedores em questão. Dessa vez o alvo é Mancini, conhecido por ter “pulso firme” e por não ter medo de entrar em conflito com atletas que não aceitam cobranças.

O treinador alvinegro, diferente dos anteriores, “soltou maribondos” nas coletivas recentes reconhecendo a falta de atitude e de postura dos atletas em campo. Coisa que há tempos nós não víamos no clube, alguém ao menos sincero para expor e não ficar naquela medida protocolar de “resolver internamente”.

Recentemente a primeira situação aconteceu quando Bruno Ferreira, até então goleiro titular, não aceitou ser cobrado por Vagner Mancini e foi substituído no intervalo da goleada para o Novorizontino-SP devido à sua indisciplina. Obviamente parte do grupo de atletas não viu isso com bons olhos, já que isso foi uma mostra de que não teriam zona de conforto e não poderiam fazer o que bem entendessem sob o comando da atuação comissão técnica.

Bruno Ferreira, goleiro do Ceará / Campeonato Brasileiro
Bruno Ferreira perdeu a titularidade após discussão com Mancini. Foto: Divulgação / Ceará SC

Além disso, segundo matéria do Diário do Nordeste, do jornalista André Almeida, o grupo também se incomodou devido às improvisações que o técnico fez desde que assumiu.

Improvisar no futebol é necessário quase sempre e ainda mais quando um time passa por uma fase ruim e o atleta da posição não está rendendo ou querendo mostrar serviço.

Pela quantidade de treinadores que passaram pelo Vovô neste ano e, tirando o título de campeão da Copa do Nordeste que Gustavo Morinigo ajudou a conquistar, não houve mais nenhum momento de tranquilidade e alegria para a torcida.

Pensando no futuro e falando como um torcedor que está extremamente preocupado, gostaria que para esse início de 2024 Mancini seja mantido e ponha ordem na casa. Se faz iminente uma reformulação completa no elenco.

Vários jogadores foram contratados de maneira aleatória, elenco ficou inchado demais e com várias opções abaixo do nível necessário para se obter um acesso e uma desestruturação completa na diretoria de futebol. Foram vários fatores que culminaram não só no fracasso do time Série B como também nesses conflitos entre treinador e atletas.

Mancini é um bom treinador e já mostrou que pode fazer um bom trabalho mesmo na Série A do Brasileirão. Precisa de autonomia para reformular o elenco e manter apenas quem tem nível, cabeça e paixão o suficiente para vestir com honra o manto Ceará e levar de volta o clube à elite nacional, missão que ano que vem será bem mais difícil.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.