Meu Vozão Ceará Sporting Club

OPINIÃO | Morinigo e Albeci implementaram o DNA do Ceará

ceará x fortaleza / Cearense / Fortaleza x Ceará
Foto: Samuel Andrade / @samuelandradefotografo

Caros alvinegros, recentemente escrevemos sobre a forma de jogar característica do Ceará. Albeci Júnior, diretor de futebol, prometeu que o time desse ano seria de muita disposição, disputando cada bola como se fosse a última. Ele disse que pediria isso a atletas e comissão técnica e é isso que estamos vendo no nosso Vozão.

O Ceará de 2023 não joga bonito, não é um time que troca muitos passes – apesar de não termos essas estatísticas ainda pois no Campeonato Cearense e Copa do Nordeste o Sofascore não tem essa contagem – podemos ver que o Ceará é uma equipe de muita luta e muito objetivo quando tem a bola.

Nosso rival é considerado um dos melhores times do País, inclusive pela mídia do “eixo”. Entretanto, nos clássicos do ano vencemos com autoridade. Qual o segredo?

O Ceará sem a bola transpira bastante, tem duas linhas de quatro bem definidas e os dois atletas mais avançados, que são Vitor Gabriel e Guilherme Castilho, dificultam demais a saída de bola do adversário. Como resultado nós recuperamos muitas bolas no campo de ataque, forçamos o adversário a tocar bola no campo defensivo ou, quando eles entram em nosso campo, a bola vem mascada e o Ceará recupera com certa facilidade.

Quando o Vovô tem a bola procura rapidamente a finalização, especialmente nos contra-ataques. A velocidade e os dribles dos pontas Erick e Janderson, aliadas à velocidade e força de Vitor Gabriel, têm sido uma “arma” implacável do treinador Gustavo Morinigo.

Outro destaque é Guilherme Castilho, um meia “box to box”, ou seja, que pisa na área adversária pra finalizar e marcar, como no Clássico-Rei, mas que pisa na nossa área para defender, muitas vezes fazendo uma linha de cinco com os pontas e volantes.

Como disse Morinigo em sua última coletiva: no Ceará de 2023 o primeiro construtor é Richard, o goleiro, e o primeiro marcador é Vitor Gabriel, o centroavante.

O Ceará de 2023 não joga bonito, mas é muito efetivo e geralmente não desperdiça as chances que tem. Domina os jogos, pois induz o adversário ao erro, e tem sido muito efetivo em aproveitar os erros alheios. E, o mais importante, luta o tempo todo, honra nossa história e nosso hino que diz “Ceará, tua glória é lutar”!

Sigamos assim, estamos num ótimo caminho!

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.