Meu Vozão Ceará Sporting Club

OPINIÃO! Procura-se camisa 9 no Ceará

Cléber, atacante do Ceará.
Foto: Divulgação / Ceará SC

A temporada 2023 está prestes a começar e com ela vem o mesmo questionamento dos últimos anos entre nós torcedores alvinegros: o Ceará vai ter um goleador de verdade esse ano?

Bom, a verdade é que até agora nem centroavante nós temos. Victor Gabriel, que está no clube há vários dias e sequer foi anunciado, não é um atacante afeiçoado às redes. Pelo Juventude-RS fez apenas três gols em 35 jogos. Luvannor até joga enfiado entre os zagueiros adversários, mas também não é sua principal posição, tendo marcado sete gols em 31 jogos pelo Cruzeiro-MG em 2022.

Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Ao que tudo indica Luvannor deve ser o centroavante do time mesmo que de forma improvisada, já que o clube ainda não contratou nenhum 9 mesmo faltando apenas dez dias para a estreia no Campeonato Cearense.

Foto: Divulgação / Ceará SC

Desde Bill que o vovô não consegue contratar um atacante que faça muitos gols, Arthur Cabral foi o último grande centroavante que passou por aqui, mas este foi revelado nas categorias de base, não existe um mérito direto do departamento de futebol profissional no caso dele.

Foto: Christian Alekson / Ceará SC

Em 2022 tivemos mais “camisas 9” que ficaram sem fazer um gol sequer do que os que fizeram algum gol, como mostra o gráfico abaixo.

E se formos voltar mais no tempo o problema persiste, em 2021 Saulo foi bem, mas fez sequer dez gols na temporada, 2020 Sobis não fez gol na Série A, Cléber até foi “bem”, mas com apenas 8 gols no ano, pouca coisa.

A verdade é que o Ceará contrata pessimamente, para um time que lutava contra gigantes na Série A isso é fatal e a queda passou muito pela falta de um camisa 9 que resolvesse, independente do gasto salarial.

Agora na Série B o clube não pode seguir no mesmo erro, não estou dizendo que precisamos de um novo Arthur, mas times que tem um artilheiro no seu elenco com certeza trilham caminhos menos tortuosos na luta pelo acesso à Série A.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.