Torcida alvinegra, pode comemorar. Sim, está liberado. O Ceará venceu o Clássico-Rei, na última terça-feira (7), dando um show de bola na primeira etapa e segurou com raça e vontade na etapa final de uma maneira que não víamos há muito tempo.
Mas esse não é o principal tema dessa coluna, por incrível que pareça. Os rumores já vinham aumentando nas últimas semanas, mas, na noite da última quarta-feira (8), tivemos a confirmação da renúncia do atual presidente do Ceará Sporting Club, Robinson de Castro.
Pela primeira vez na história do clube, uma vitória sobre o maior rival foi comemorada em “segundo plano”, visto que nenhuma vitória hoje seria maior para o torcedor alvinegro do que uma ruptura entre Robinson e Ceará.
Todos os anos do mandato do Robinson foram cercados por promessas, momentos de arrogância, principalmente em entrevistas e pouquíssimas conquistas. Não é a toa que nesse período o rival empatou em títulos estaduais e regionais com o Vovô, além de ter igualado os cinco anos seguidos que conseguimos nos manter na Série A do Brasileirão.
Em todo o período de 2016 até aqui, conquistamos apenas dois títulos do Campeonato Cearense e uma Copa do Nordeste. É muito pouco, ainda para um presidente que falava com soberba que seríamos o maior do Nordeste há poucos anos.
Apenas em 2017 e 2020 podemos dizer que o clube foi bem. Em todos os outros anos, principalmente 2019 e 2022, que foram marcados por vexames e jogos para qualquer torcedor esquecer, com alguns erros óbvios no departamento de futebol e em dezenas de contratações que não faziam o menor sentido.
É impossível definir nessas poucas palavras o quão aliviado cada torcedor e torcedora está neste momento em Robinson de Castro deixa o clube. Mas, a sensação que a maioria tinha é de que o Ceará, apelidado de “Time do Povo”, havia sido tirado, tomado da gente.
Nunca o clube e sua diretoria estiveram tão afastados da torcida – em toda história. E não falo apenas no quesito físico, mas sim do sentimento mesmo. A sensação é de que as intenções e objetivos do mandatário atual e da sua diretoria não iam de encontro com o que nós, torcedores, queríamos e queremos para o Ceará.
O Ceará representa milhões de pessoas no mundo todo, é um clube do povão. É um clube que não merece alguém tão antiquado e ultrapassado no comando. Precisa de oxigênio novo, de gente que queira, de fato mudar, o clube para melhor e resgatar no torcedor aquele sentimento de pertencimento que nunca se perdeu, obviamente, mas que com certeza enfraqueceu um pouco nessa atual gestão.
Tenho certeza que virão dias melhores e que temos pessoas competentes para comandar o clube e atender as anseios e desejos da torcida.
E não só isso! Agigantar mais ainda o Ceará com união, humildade, foco e, principalmente, com honestidade! O futebol é um esporte onde a lógica não garante que você vença uma partida, mas que com uma gestão competente e ambiciosa te garante títulos a médio e longo prazo.
Um novo tempo se inicia em Porangabuçu. O torcedor do Ceará VENCEU!
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.