Principal estádio cearense, a Arena Castelão está passando por reformas em seu gramado devido o número de partidas recebidas nesta temporada. Segundo Izolda Cela, Governadora do Estado do Ceará, foi finalizado o plantio da nova grama neste sábado (17) e só estará 100% pronto para receber eventos, sejam esportivos ou não, daqui há 60 dias, no mínimo.
Mas, o Clássico-Rei, válido pela primeira fase do Campeonato Cearense 2023, está marcado para acontecer dentro de 53 dias. Ou seja, abaixo do período mínimo que a Arena Castelão estará apta para sediar jogos. Com isso, gera uma preocupação nos clubes, pois o estádio, além de ser o maior e principal do Estado, é o único com capacidade para receber o duelo das duas maiores torcidas cearenses.
Mesmo com o estádio Presidente Vargas (PV) já em condições de sediar um Clássico-Rei, como já aconteceu em várias ocasiões no passado, as diretorias de Ceará e Fortaleza temem sofrer represálias na Justiça devido ao alto número de sócios que ambos os clubes têm. O Vovô, que chegou a ultrapassar o número de 51 mil neste ano, teve uma brusca queda pós-rebaixamento e hoje conta com o total de 34.770 de ativos. Já o tricolor tem mais de 38 mil.
Vale ressaltar que Clássico-Rei não é mais dividido em meio a meio de público. O time mandante, que neste caso vai ser o Ceará, tem 70% da capacidade do estádio enquanto o visitante fica com os 30% restantes.
E ONDE SERIA O CLÁSSICO?
Ceará e Fortaleza não vão poder contar com o estádio Governador Plácido Castelo para o primeiro Clássico-Rei de 2023. Assim, é preciso já ir trabalhando outras possibilidades. Como o plantio do novo gramado foi concluído neste sábado (17) e, segundo afirmado pela Governadora do Estado, vai ser de, pelo menos, 60 dias de “repouso” para que possa voltar a receber partidas, passar por cima deste prazo para que o duelo aconteça na principal praça esportiva seria já iniciar a temporada causando prejuízos ao novo gramado.
O PV, segundo principal estádio da capital cearense e que foi reformado recentemente, não tem condições de ser palco deste duelo. Isso porque, mesmo que tenha capacidade de mais de 20 mil, só está liberado para 10 mil porque o sistema de videomonitoramento, obrigatório pelo artigo 18 do Estatuto do Torcedor em um estádio com capacidade acima de 10 mil, ainda não está funcionando. Mas, é possível que isso seja solucionado até a data do jogo.
Assim, a Arena Romeirão se torna uma possibilidade. Localizada em Juazeiro do Norte, o estádio que foi inaugurado em março deste ano e já sendo palco de partidas da Fares Lopes e Campeonato Brasileiro, tem capacidade para mais 17 mil pessoas, segundo afirmado no site oficial do Governo do Estado.
Já tendo sido palco de jogos do Ceará em Estadual e também recebido Copa do Brasil há alguns anos, o estádio Domingão, localizado em Horizonte, pode ser visto como possível sede. Segundo o site da Prefeitura de Horizonte, a capacidade do local é de 10.500 pessoas sentadas
O estádio mais próximo, em comparativos de distância da capital cearense de também em capacidade da Arena Castelão, seria a Arena das Dunas. Localizada em Natal-RN, a praça esportiva pode receber pouco mais de 31 mil torcedores, segundo consta em seu site oficial. Assim como a arena cearense, a potiguar também está passando por obras para melhorias. A primeira parte reforma já está acontecendo e a segunda será concluída após os dois jogos da pré-Copa do Nordeste 2023, que vai ocorrer em janeiro e Potiguar de Mossoró-RN e América-RN disputarão. Mas, a previsão de entrega do gramado reformado é até 5 de fevereiro, três dias antes do Clássico-Rei.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.