Meu Vozão Ceará Sporting Club
Arena Castelão / Ceará
Foto: Divulgação / Sesporte

Arena Castelão confirma medida de renovação para diminuir gastos: “Futuro mais sustentável e econômico”

A Arena Castelão foi uma das 17 unidades que foi incluída ao Mercado Livre de Energia e passou a receber energia renovável de águas limpas. O intuito disto é diminuir o consumo de energia do equipamento desportivo por meio de uma maneira sustentável e econômica. A informação foi divulgada no site oficial do estádio, nesta sexta-feira (17).

Arena Castelão / Ceará
Arena Castelão. Foto: Reprodução

A principal praça esportiva do Estado do Ceará está em meio a renovações. Além de ter data marcada para receber a biometria facial para torcedores, o estádio também está passando por adequação em sua estrutura de energia. O equipamento esportivo, juntamente de 16 hospitais regionais, foi incluído no Mercado Livre de Energia e agora passa a ter energia vinda de fonte renovável. O motivo da mudança tem como busca a redução de gastos e também adequação à sustentabilidade pensando no meio ambiente. De acordo com publicado no site da Arena Castelão, esta transição tem média de redução de 26% nos gastos com a energia.

Além disso, este novo acordo protege contra oscilações da bandeira de tarifas, já que no Mercado Livre de Energia as taxas são fixas por período. Desta forma, é possível ter maior controle de gastos e “alívio” nos cofres públicos. O acordo com a comercializadora de energia EDP foi mediado pela Seinfra (Secretaria da Infraestrutura) e entrou em vigor no mês passado.

Arena Castelão
Foto: Reprodução

ARENA CASTELÃO CONFIRMA ACORDO

“O Estado do Ceará tem dado passos significativos em direção a um futuro mais sustentável e econômico, especialmente com a recente inclusão de grandes equipamentos públicos no Mercado Livre de Energia. Entre esses equipamentos, destacam-se a Arena Castelão e vários hospitais regionais, que agora terão a sua energia proveniente de fontes renováveis. Essa mudança não apenas representa uma oportunidade de redução de custos, mas também demonstra um compromisso com a preservação ambiental e a utilização de fontes de energia mais limpas.

A migração para o Mercado Livre de Energia é um avanço significativo para o Ceará, pois permite que órgãos públicos adquiram energia diretamente de fornecedores, podendo assim escolher empresas que oferecem tarifas mais competitivas. Essa decisão é ainda mais importante, considerando que o novo sistema se baseia em fontes limpas de energia, como a solar e a eólica. Segundo especialistas, essa ação reduz em média 26% os custos com energia elétrica para o estado, proporcionando uma economia substancial aos cofres públicos.

Um dos pontos mais relevantes desse projeto é a possibilidade de outras cidades e regiões do Brasil seguirem o exemplo do Ceará, especialmente aquelas que enfrentam desafios relacionados ao alto custo da energia elétrica. Além da economia financeira, o uso de energia renovável é um passo crucial na luta contra as mudanças climáticas, uma preocupação crescente em todo o mundo”.