Alvo de críticas devido à situação do gramado, a Arena Castelão pode ser vetada pela Conmebol. Segundo divulgou o portal Uol, nessa quarta-feira (8), a direção da entidade enviou uma documentação aos clubes, no último dia 3, informando que deve fazer reavaliações sobre o estado dos estádios que estarão envolvidos nesta reta final das disputadas federadas pela Conmebol. Atualmente, Ceará e Fortaleza estão classificados para as oitavas da Sul-Americana e Libertadores, respectivamente.
LEIA MAIS:
Reunião sobre futuro da Arena Castelão é adiada; Entenda
Motivo de muita reclamação por parte de atletas, treinadores, torcida e imprensa, o gramado do estádio Governador Plácido Castelo tem mais um alguém incomodado com seu atual estado: a Conmebol. Segundo publicado por Marcel Rizzo, colunista da Uol, a entidade máximo do futebol da América do Sul enviou um documento aos clubes fazendo várias reclamações dos estádios que, ao seu ver, não estariam nas condições devidas para receber as partidas dos torneio sul-americanos.
Buscando que as competições que organiza, Sul-Americana e Libertadores, sejam disputadas em praças esportivas com gramado em bom estado, a entidade ameaçou que poderá vetar esses estádios após uma inspeção. Com isso, o local dos jogos podem ser alterados.
“A Conmebol se reserva ao direito de fazer visitas técnicas ou solicitar relatórios técnicos aos responsáveis de manter os gramados dos clubes. Em caso de análise desfavorável quanto ao estado, preparação e manutenção do campo de jogo, além de possível multa, a Conmebol solicitará ao clube local a mudança da partida (ou dos próximos jogos) a um novo estádio”, disse a organização no documento enviado aos clubes no último dia 3.
A solução para este problema é algo que já está em pauta entre os clubes o Governo do Estado. Havia uma reunião marcada para a tarde dessa quarta (8), porém, devido às agendas dos envolvidos o encontro foi adiado para a próxima quinta-feira (9).
Maior praça esportiva do Estado do Ceará, a Arena Castelão tem capacidade para receber mais de 60 mil torcedores. Em um possível fechamento do estádio, os clubes teriam prejuízo. Isso porque, na capital cearense, restaria apenas o estádio Presidente Vargas com a capacidade mínima exigia, atualmente sendo para 20.166 espectadores. No entanto, como Ceará tem mais 46 mil sócios e o Fortaleza mais de 43 mil, os clubes temem problemas jurídicos, pois seus associados têm, por direito, entrada liberada em partidas que seus times são mandantes.
Ceará e Fortaleza estão atualmente disputando as oitavas de final da Sul-Americana e Copa Libertadores, respectivamente. A segunda fase dos torneios está com data marcada para este mês de junho. O adversário do Vovô será o The Strongest/BOL.
Segundo a Uol, não há perigo das partidas desta etapa das competições sul-americanas sofrerem alteração no local da partida. Porém, caso cheguem às quartas, isso pode ocorrer se o gramado não estiver em melhores condições para receber os jogos.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.