Meu Vozão Ceará Sporting Club

Arena Castelão poderá usar reconhecimento facial para identificar suspeitos de crimes

Arena Castelão ceará
Foto: Natinho Rodrigues / SVM

O reconhecimento facial poderá ser usado nas entradas da Arena Castelão. O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) estuda aplicar o equipamento para identificar pessoas envolvidas em atos de vandalismo e outros tipos de crimes durante as partidas realizadas no estádio. O tema foi discutido em reunião na última terça-feira (1).

LEIA MAIS:

Crias da Cidade Vozão, Arthur Cabral e Rick balançaram as redes por ligas europeias; Veja gols

Ceará arrecadou ‘bolada’ da Rede Globo por transmissões da Série A em TV aberta; Veja valores

A medida vem para  tentar frear a violência no maior palco do futebol cearense. Torcedores de Ceará e Fortaleza protagonizaram momentos de violência em jogos na Arena Castelão. Em 2022, além de brigas nas arquibancadas houve também invasão de campo durante o duelo entre Ceará e Cuiabá. Caso esse que rendeu perda de mando de campo para o Vozão.

O projeto prevê o uso do Portal de Exploração de Evidências Digitais (PEED). Entre as funcionalidades, estão a pesquisa de recortes de imagens de faces de pessoas em bases de dados disponibilizados como fontes dados. Serão usadas as bases de dados da Secretaria de Administração Penitenciária, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e outras podem ser acrescentadas, como a dos programas de sócio-torcedor dos clubes cearenses.

Segundo informações do Diário do Nordeste, a ferramenta foi desenvolvida em parceria entre Laboratório de Inovação (LINO) do MPCE e o programa Cientista Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

O próximo passo será formar um grupo de trabalho para visitar a Arena Castelão e entender o sistema de monitoramento, captura de vídeos e imagens do estádio. Além disso, avaliar a obtenção das amostras do material captado, realizar experimentos e testar a possibilidade de uso do sistema.