As movimentações do futebol europeu

É certo que por cá, o Brasileirão segue “tranquilo” para a ronda 11 de 38 rondas agendadas, até final de dezembro de 2023. Porém, na Europa, as contas são outras. As ligas de cada país chegaram ao fim e o tempo é de entradas e saídas, com transferências a agitar o mercado do futebol, não só europeu, como mundial.

Se gosta da Premier League ou é fã da Série A, confira no link as recentes novidades do futebol e de outros esportes, com classificações, calendários e estatísticas atualizadas.

A temporada 2022/23

Os campeonatos europeus começam em agosto e terminam em maio do ano seguinte. Por exemplo, a última temporada das ligas europeias começou em agosto de 2022 e terminou em maio de 2023.

Para dar uma refrescada, estes foram os campeões das respectivas ligas de cada país:

  • Premier League, Inglaterra: Manchester City
  • Ligue 1, França: Paris Saint Germain (PSF)
  • La Liga, Espanha: FC Barcelona
  • Primeira Liga, Portugal: Sport Lisboa e Benfica
  • Série A, Itália: Napoli
  • Bundesliga, Alemanha: Bayern de Munique

Nas provas europeias:

  • O West Ham venceu o Fiorentina, na final da Conference League, a 7 de junho. Um jogo marcado por vários incidentes, levando a UEFA e punir os dois clubes;
  • Na Liga Europa, o Sevilha derrotou a Roma, treinada por José Mourinho, afastando o clube italiano de um lugar europeu na próxima temporada
  • O Manchester City venceu, pela primeira vez,  a Liga dos Campeões da UEFA, ao derrotar o Inter de Milão, num jogo disputado em Istambul,  no passado dia 10 de junho.

Os próximos capítulos

Com a Champions League a marcar o fim das competições europeias, as atenções centram-se agora nos jogadores, nos treinadores e nos clubes, ou, mais concretamente, nas contratações e transferências de mercado.

Entre os boatos, as certezas, as dúvidas e as confirmações oficiais, “corre tinta” pela internet, com novidades a cada segundo, sobre um mercado “a ferro e o fogo”. Sem grandes jogos importantes, os comentaristas se viram agora para os plantéis e tentam formar novas equipes, com futebolistas e técnicos entrando ou saindo de seus clubes.

A maior parte dos mercados de transferência na Europa começa no dia 1 de julho e vai até ao dia 31 de agosto ou 1 de setembro. 

Em Portugal, por exemplo, o mercado de transferência de verão começa a 31 de agosto e termina apenas a 29 de setembro. Considerando que a Primeira Liga inicia a 13 de agosto e que a preparação da temporada deve arrancar no início de julho, com os primeiros treinos nos clubes.

Portanto, considerando que nos principais países europeus, o mercado só vai abrir no primeiro de julho, os jornais esportivos, um pouco por todo o mundo, se permitem especular, com fontes mais ou menos fiáveis, sobre os nomes dos futebolistas que os grandes times europeus querem, sobre os valores em cima da mesa ou sobre as vendas e compras de cada clube.