Mais um atleta com passagem pelas categorias de base do Ceará aparece no cenário nacional. João Araújo, volante de 18 anos, fez sua estreia profissional neste sábado (21). Agora no Grêmio-RS, o atleta entrou no segundo tempo em partida contra o São Paulo-SP, pela 28ª rodada da Série A do Brasileirão. Ele não tem mais nenhum vínculo com o Alvinegro de Porangabuçu.
O estádio Morumbi recebeu, nesta noite, o duelo entre paulistas e gaúchos, com vitória dos donos da casa por 3 a 0. Aos 37 da segunda etapa, o técnico Renato Gaúcho acionou um jovem de 18 anos para entrar no lugar de Josué. Ex-Vozão, João Vitor Araújo pisou em campo pela primeira vez em sua carreira em um confronto profissional.
O volante, que usa a camisa 49, é conhecido pelos torcedores do Ceará que costumam acompanhar as categorias de base. No ano passado, ele defendeu o Vovô e foi campeão do Cearense Sub-17, competição em que marcou dois gols. Ele também disputou o Brasileirão da categoria. Ao todo, foram 17 partidas (10 pelo Estadual e sete pelo Campeonato Brasileiro) e todas como titular.
Parte de sua formação aconteceu na Cidade Vozão, mas ele não pertencia ao Alvinegro. João Araújo estava no time cearense por empréstimo do Aimoré-RS com contrato era até o fim de 2022 e havia opção de compra. Mas, a diretoria profissional do clube, na época ainda tinha Robinson de Castro como presidente, optou por não adquiri-lo mesmo após uma temporada de destaque e sendo titular.
De acordo com apurado pelo Meu Vozão, o atleta foi uma contratação feita através do trabalho e indicação dos profissionais do departamento de mercado das categorias de base do Ceará.
Nesta temporada, o volante fez parte do elenco gremista que conquistou o Campeonato Gaúcho Sub-20. Ele também disputou quatro partidas pela Copa FGF, que é um torneio nos moldes da Copa Fares Lopes – mantém as equipes do Estado em atividade e dá vaga ao campeão na Copa do Brasil do ano seguinte.
Neste sábado (21), João fez sua estreia pelo time principal do Grêmio na derrota por 3 a 0 para o São Paulo, pela Série A. Ele entrou aos 37 minutos e ficou até o fim da partida. Foram 14 minutos em campo, contando com os acréscimos.
Ele não tem mais vínculo com o Ceará, mas o Alvinegro tem participação como clube formador e, pelo mecanismo de solidariedade da Fifa, terá direito a um percentual em uma possível futura venda do volante.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.