Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará realiza palestra sobre violência e redes sociais para atletas da base

Ceará base
Foto: Divulgação / Ceará Sporting Club

O Ceará faz um trabalho nas categorias de base que vai além das quatro linhas. Há todo um cuidado sobre como esses atletas serão perante a sociedade e, visando direitos e deveres, o clube mantém uma programação de levar assuntos atuais e importantes para que suas “joias” venham a ter uma boa evolução como atletas e também como cidadãos.

Assim, na última sexta-feira (19), os jovens da categoria Sub-15 participaram de uma palestra sobre “Ética na convivência no esporte e na vida”, na Cidade Vozão. A conversa com os atletas foi mediada por Jannaína Queiroz, coordenadora de projetos femininos e de minorias, Germano Silveira, conselheiro e juiz do trabalho, Daniela Domingues, psicóloga, e Fernando Martilis, assistente social. Todos do clube.

Ceará base
Palestra para Sub-15 do Vovô. Foto: Divulgação / Ceará Sporting Club

A questão da violência e assédio foi um assunto bastante esclarecida com os jovens jogadores. A intenção do clube é mostrar que os atletas têm total apoio caso sejam vítimas deste tipo de crime e também ensinar e incentivá-los a procurar ajuda. Mas, que caso venham a praticar, precisam entender que há duras consequências e que atitudes podem mudar todo o rumo de uma carreira e sonho traçados.

Com polêmicas recentes envolvendo fraudes em partidas do futebol brasileiro, pautas voltadas à disciplina e compromisso consigo e com o clube foram comentadas com o intuito de mostrar que, para ter sucesso como cidadão e como profissional, é preciso trilhar um caminho de honestidade e esforço.

“Muito importante esse momento com os atletas da base para poder falar para eles as questões dos dias atuais como violência, assédio. Mas, ao mesmo tempo, falar de ética, disciplina e compromisso com um projeto de vida pelo caminho do futebol. Lembrar, pedagogicamente, de episódios que recentemente que inviabilizaram as carreiras de atletas”, disse Germano Silveira.

Com um trabalho muito importante, mas também dificultoso à frente de jovens, Fernando Martilis, que é assistente social, falou sobre a importância desse envolvimento do clube com o atleta pensando apenas não no profissional que ele pode vir a se tornar, mas também buscando ajuda na formação desses garotos pensando no futuro deles como cidadãos integrados à sociedade.

“O momento foi bem interessante e todo pensado nos assuntos do cotidiano, e de alguns casos que surgiram nos últimos anos, envolvendo atletas e pessoas ligadas ao futebol. Então, é sempre importante a gente está falando e enfatizando a importância do respeito. Esses meninos serão referências para outros adolescentes no futuro. E nós conseguindo passar essa mensagem a eles, nos auxilia na construção de uma sociedade mais justa”, finalizou.

CEARÁ FALA SOBRE USO DAS REDES SOCIAIS COM JOVENS ATLETAS

Além de assuntos sérios e importantes atuais, como abusos e assédios, outra pauta que não poderia ficado de fora é a questão do uso das redes sociais. A atuação geração de jovens tem, através de celulares e tabletes, um mundo de informação, mas também de muito perigo em suas mãos. E que, de forma inocente, acabam se expondo demais.

A violência contra a mulher também foi abordada, utilizando exemplos de atletas do mundo esportivo que se envolveram em casos recentes.

“Hoje eu estive com o Dr. Germano Silveira falando um pouco com os atletas sobre alguns assuntos. Dentre eles, os casos recentes de violência sexual de alguns jogadores, a violência contra mulher, assédio moral e sexual, falando também sobre o uso das redes sociais pelos mesmos. Tivemos uma conversa bem satisfatória e esclarecedora com os jovens. Acreditamos que esse tipo de iniciativa do clube é importante, pois não só atletas estamos formando sobretudo cidadãos”, disse Jannaína Queiroz, conhecida entre os alvinegros por Janna.