Cria das categorias de base do Ceará, Caio Paulista brilhou, na noite desta quinta-feira (8), em partida da Sul-Americana. O atleta foi peça fundamental na vitória do São Paulo por 5 a 0 sobre o Tolima-COL, no Morumbi, com dois gols marcados.
Dentro de seus domínios, o tricolor paulista arrasou com os colombianos sendo dominante do começo ao fim e aplicou uma goleada de nada menos que 5 a 0, pela 5ª rodada da Sul-Americana, e se isolou na liderança do grupo D com 13 pontos.
Carelli, Luciano e David fizeram três dos cinco gols. Os outros dois foram marcados pelo atacante Caio Paulista, atleta com passagem pela categorias de base do Ceará.
Atacante de origem, Caio defendeu o Vozão entre 2015 e 2016. No São Paulo ele vem sendo utilizado por Dorival Júnior, ex-treinador do Alvinegro, como lateral-esquerdo.

‘LIGAÇÃO’ DE CEARÁ COM CAIO PAULISTA
Jogador que pertence ao Fluminense-RJ e está emprestado ao São Paulo, Caio Paulista não tem mais nenhum vínculo direto com o Vozão desde 2016. Em 2021, o tricolor das Laranjeiras adquiriu 50% dos seus direitos econômicos do Tombense-MG por 1,5 milhão de dólares. Na época, R$7,9 milhões.
Essa transição impactou diretamente aos cofres do Alvinegro de Porangabuçu. Do total, o Ceará ficou com R$1,6 milhão. Isso porque o Tombense-MG é detentor de uma parte dos direitos econômicos do atleta. Desse percentual, 20% é do Vovô. Ou seja, o que o time mineiro receber pelo jogador, terá que repassar 20% ao Alvinegro.
Além disso, o clube de Porangabuçu sempre vai lucrar em transições envolvendo acordos financeiros por ele. Pelo mecanismo de solidariedade da Fifa para clubes formadores, o Ceará tem 0,5% de uma negociação internacional.

Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.