A Argentina está prestes a presenciar, na noite desta quarta-feira (25), mais um grande momento memorável no futebol: a Batalha em Avellaneda. Às 21h30, o Ceará visita o Independiente, pela sexta rodada da Sul-Americana, em busca de algo que nunca antes aconteceu no futebol cearense: passar para as oitavas do torneio sul-americano.
LEIA MAIS:
SURPRESA! Torcedor do Ceará faz surpresa para filho em embarque para Buenos Aires; Veja vídeo
Ceará finaliza atividades para encarar o Independiente-ARG; Veja como o Vovô deve entrar em campo
Independiente-ARG deve fazer mudanças no ataque para duelo com o Ceará; Saiba provável escalação
Torcida do Ceará se concentra em frente ao CT do Boca Juniors para apoiar time em último treino na Argentina; Confira imagens
Quando entrar em campo nesta noite, em Avellaneda, o Ceará levará consigo toda sua história centenária. Mas, também terá sobre si o desejo que o futebol cearense de ir além. Caso consiga esse feito, será algo inédito para o Estado. Nunca antes no Estado uma equipe conquistou esse feito. Sim, é fato que o Fortaleza já está classificado às oitavas do certame se não passar na Libertadores. Porém, essa conquista não foi por resultados gloriosos em campo, mas, sim, por regras da Conmebol, organizadora das duas competições da América do Sul, que dita que os terceiros colocados de cada grupo da Libertadores, ao fim da primeira fase, ganham vaga direto na segunda fase da Sul-Americana.
Com o Vovô é bem diferente. Líder do Grupo G durante toda a competição até aqui, a equipe da Terra do Sol venceu todas as cinco partidas, é dona da melhor defesa, do melhor ataque, da melhor campanha e está também entre os times que mais marcaram gols fora de casa. Um empate nesta noite ou até mesmo uma derrota por até um gol de diferença classifica o time de Porangabuçu. No entanto, o Alvinegro que ir além. Como bem disse o zagueiro Messias, o Ceará vai “guerrear” em busca dos três para fazer história na Batalha em Avellaneda e ser o primeiro time do futebol do Estado do Ceará a conquistar sua suada vaga nas oitavas de uma competição internacional com 100% de aproveitamento.
E esta partida não tem esse tamanho imenso apenas para a equipe brasileira. O Independiente, “Rey das Copas”, quer essa classificação a todo custo. Os seus oito títulos continentais não os farão menosprezar a busca pelo nono. Ao contrário, entrarão com força total no ataque procurando vencer pelo saldo de gols necessário para ir à próxima fase. Com uma temporada bastante irregular, os Diablos Rojos venceram apenas sete das 20 partidas disputadas nesta temporada, perderam cinco e empataram oito.
Conhecendo a força que o Vovô tem tido no torneio, o treinador argentino Eduardo Domínguez fará mudanças para fortalecer seu meio-campo e, principalmente, ir com força máxima no ataque. O volante Lucas Romero volta de suspensão e deve iniciar entre os 11 principais. Sua missão maior será a de parar, ainda na metade do campo, o rápido contra-ataque alvinegro que tem Mendoza como destaque. No último terço do gramado, a dupla será formada pelos Leandro’s. Benegas terá Fernández, que vem crescendo bastante mesmo entrando apenas na metade da segunda etapa nas últimas partidas, como seu companheiro. A tarefa é só uma: furar a forte marcação do Vovô, que sofreu apenas um gol até aqui no torneio, e balançar as redes.
Sendo assim, Domínguez deve postar sua equipe em campo com esquema 4-4-2 formada por quatro defensores no primeiro terço parte do gramado, quatro meio-campistas, com dois volantes e dois meias, e lá na frente dois atacantes. É provável que ele inicie a partida com Sebástian Sosa, Alex Vigo, Barreto, Insaurralde e Lucas Rodriguez; Lucas Romero, Alan Soñora, Domingos Blanco e Tomás Pozzo; Leandro Benegas e Leandro Fernández.
Do outro lado, os comandados de Dorival Júnior estão totalmente focados nessa partida. Mesmo com a vantagem, a busca não é por se classificar apenas assegurando-se nas regras, mas vencer e conquistar a vaga tão sonhada. Para isso, o elenco tem recebido todo apoio da massa alvinegra que lotou Buenos Aires e “pintou” de preto e branco com sua festa seja nas ruas, nos bares ou restaurantes. Além da calorosa recepção feita pelos apaixonados do Vovô à delegação do clube na chegada ao hotel, na última segunda (23), um grupo de número elevado de torcedores se uniu, na última terça (24), do lado de fora da La Bombonera e fez muito barulho, entoando músicas e o hino do Alvinegro como forma de incentivo e dando mais uma prova de que é muito mais que um vício e muito mais que amor. Do lado de dentro, os atletas finalizavam o último treino na Casa Amarilla, campo anexo do CT do Boca Juniors.
O treinador do Vovô sabe que encontrará uma forte equipe pela frente. Quando os dois se enfrentaram no jogo de ida, na Arena Castelão, o time cearense venceu por 2 a 1. Inclusive, os argentinos foram os únicos a marcar um gol na equipe alvinegra no torneio até então. Na época, Benegas (contra) e Mendoza marcaram os gols dos cearenses e Togni fez o único dos “hermanos”.
Para não dar espaço aos ótimos atacantes que dos Los Rojos, Dorival deve fortalecer seu meio-campo com três volantes. Para isso, abrirá mão da velocidade de Erick na ponta e deve entrar com Lima em seu lugar. Na outra ponta, irá Mendoza, artilheiro do time na temporada. Lá na frente, Vina como falso nove. Desta forma, o técnico deve manter o 4-3-3 formado por João Ricardo, Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Rodrigo Lindoso, Richardson e Richard; Lima, Mendoza e Vina.
Com cada equipe colocando o melhor em campo, é fato que não se sabe qual resultado terminará. Porém, uma coisa é certa: a Batalha em Avellaneda vai entrar para história. E os mais de dois mil cearenses estarão presentes para fortalecer o Alvinegro de Porangabuçu em busca de mais uma vitória na competição.
Duelo entre Independiente-ARG e Ceará acontece às 21h30 desta quarta-feira (25),no estádio de Avellaneda, pela sexta e última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.