O Ceará vai em busca do tricampeonato da Copa do Nordeste. A partir das 21h30 desta quarta-feira (19), o Alvinegro vai medir forças com o Sport-PE, na Arena Castelão, pelo título regional. Mas, para falar desta final, é preciso relembrar dos caminhos traçados pela equipe até aqui.
Rebaixado na Série A do Brasileirão ano passado, o time passou por muitas mudanças. Desde diretoria ao elenco. E, surpreendendo a todos, o clube está tendo um bom início de temporada. Vice-campeão do Cearense, o Vovô é finalista do Nordestão e quer pôr fim à “seca” de títulos, que dura desde 2020, justamente quando o Vozão foi bicampeão invicto do Nordeste.
CEARÁ NA FASE DE GRUPOS
Na fase de grupos, o Ceará terminou na liderança da chave B. Com oito jogos disputados, o time de Porangabuçu venceu cinco, empatou um e perdeu apenas dois. Os revés aconteceram contra o Ferroviário, quando Gustavo Morínigo ainda não havia feito sua estreia no comando do time, e Vitória-BA, quando o paraguaio optou por colocar em campo o time reserva. O empate também foi com os suplentes, diante do CRB-AL.
Dentre as cinco vitórias, uma delas foi sobre seu adversário da decisão: Sport. No estádio Presidente Vargas, o Alvinegro venceu o duelo por 3 a 2 com gols de David Ricardo, Willian Formiga e Janderson.
CEARÁ NO MATA-MATA
Passada a primeira fase, o Vovô chegou até aqui duas vitórias em dois jogos. Nas quartas, venceu o Sergipe-SE por 3 a 1, na Arena Castelão. Na semi, a decisão de quem passaria para a final foi decidida em Clássico-Rei.
Em confronto bastante disputado, o Alvinegro fez valer sua força e, assim como já havia vencido na primeira fase, voltou a ganhar do Fortaleza. Pelo placar de 3 a 2, Erick, Caíque Gonçalves e Titi, contra, decretaram o êxito do Vozão e a vaga na final.
Ao todo, foram 10 partidas disputadas, 22 marcados e 14 sofridos. Autor de cinco gols, Erick é um dos goleradores da competição e disputa a artilharia. O camisa 11 do Vozão está atrás apenas de Juan Martin Lucero, do Fortaleza, com seis gols e tem os mesmos cinco gols de Luciano Juba e Vagner Lova, do Sport-PE. Erick Pulga, agora no Vovô, também marcou cinco vezes no certame, todos na época em que ainda estava no Ferroviário.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.