Meu Vozão Ceará Sporting Club

Relembre campanha do Ceará na Copa do Nordeste 2023

Elenco do Ceará
Foto: Divulgação / Ceará SC

O Ceará vai em busca do tricampeonato da Copa do Nordeste. A partir das 21h30 desta quarta-feira (19), o Alvinegro vai medir forças com o Sport-PE, na Arena Castelão, pelo título regional. Mas, para falar desta final, é preciso relembrar dos caminhos traçados pela equipe até aqui.

Rebaixado na Série A do Brasileirão ano passado, o time passou por muitas mudanças. Desde diretoria ao elenco. E, surpreendendo a todos, o clube está tendo um bom início de temporada. Vice-campeão do Cearense, o Vovô é finalista do Nordestão e quer pôr fim à “seca” de títulos, que dura desde 2020, justamente quando o Vozão foi bicampeão invicto do Nordeste.

CEARÁ NA FASE DE GRUPOS

Na fase de grupos, o Ceará terminou na liderança da chave B. Com oito jogos disputados, o time de Porangabuçu venceu cinco, empatou um e perdeu apenas dois. Os revés aconteceram contra o Ferroviário, quando Gustavo Morínigo ainda não havia feito sua estreia no comando do time, e Vitória-BA, quando o paraguaio optou por colocar em campo o time reserva. O empate também foi com os suplentes, diante do CRB-AL.

Dentre as cinco vitórias, uma delas foi sobre seu adversário da decisão: Sport. No estádio Presidente Vargas, o Alvinegro venceu o duelo por 3 a 2 com gols de David Ricardo, Willian Formiga e Janderson.

David Ricardo, zagueiro do Ceará.
David Ricardo marcou na vitória sobre o Sport-PE. Foto: Felipe Santos / Ceará SC

CEARÁ NO MATA-MATA

Passada a primeira fase, o Vovô chegou até aqui duas vitórias em dois jogos. Nas quartas, venceu o Sergipe-SE por 3 a 1, na Arena Castelão. Na semi, a decisão de quem passaria para a final foi decidida em Clássico-Rei.

Em confronto bastante disputado, o Alvinegro fez valer sua força e, assim como já havia vencido na primeira fase, voltou a ganhar do Fortaleza. Pelo placar de 3 a 2, Erick, Caíque Gonçalves e Titi, contra, decretaram o êxito do Vozão e a vaga na final.

Ao todo, foram 10 partidas disputadas, 22 marcados e 14 sofridos. Autor de cinco gols, Erick é um dos goleradores da competição e disputa a artilharia. O camisa 11 do Vozão está atrás apenas de Juan Martin Lucero, do Fortaleza, com seis gols e tem os mesmos cinco gols de Luciano Juba e Vagner Lova, do Sport-PE. Erick Pulga, agora no Vovô, também marcou cinco vezes no certame, todos na época em que ainda estava no Ferroviário.

Erick, atacante do Ceará.
Erick disputa artilharia da Copa do Nordeste. Foto: Felipe Santos / Ceará SC