Meu Vozão Ceará Sporting Club

CBF segue modelo da Conmebol para mudanças no regulamento das competições.

cbf
Foto: CBF

O Ceará já iniciou a temporada e foca no próximo compromisso. Ao mesmo tempo, observa mudanças que podem ocorrer nas competições em 2022. Nesse sentido, a CBF alinha com a Commebol para que as finais de todos os torneios tenham seis substituições. Atualmente, as copas no Brasil são de cinco.

Leia mais:

Ceará: volante e meia-atacante perto de deixar o vovô

Ceará disputa contratação de meia-atacante com rival

Ceará: Richard completa marca importante

Hoje, as competições da Commebol como Libertadores, Copa Sul-Americana e a Recopa são permitidas cinco substituições. Contudo a sexta é permitida quando a decisão vai para a prorrogação.  Sendo uma substituição extra, independente que o clube realizou as mudanças permitidas no tempo normal.

Dessa forma, a Confederação Brasileira de Futebol adotou a mesma medida. Então, caso a decisão da Copa do Brasil vai para a prorrogação, será permitida uma substituição extra. Sendo assim, possível seis alteração para cada equipe que disputa a final. Essa regra já vale para a competição nesse ano.

Medida pode ser definitiva

Enfim, a regra de cinco substituições por partida está em vigor desde do inicio da pandemia da Covid-19, ou seja 2020. A justificada é por conta das baixas nos elencos. Sobretudo, existe a possibilidade que essa regra seja definitiva. Antes já havia um momento para mais alterações nos jogos, internamente.

Trechos dos Regulamentos

Conmebol:

Ponto 5.1.10 – SUBSTITUIÇÕES:

“Um máximo de 5 substituições de jogadores serão permitidas para cada equipe, seguindo os regulamentos da IFAB/FIFA para a implementação de tais mudanças. No caso de prorrogação na FINAL ÚNICA, as equipes poderão excepcionalmente fazer uma sexta substituição.”

CBF:

2.1. Alteração temporária:

“Os organizadores das competições, de acordo com as disposições da Circular n. 23 da IFAB, de 28/05/2022, para as competições com fim previsto até 31/12/2022, podem implementar uma ou ambas das seguintes opções, quanto ao número de substituições:
• Durante a partida, cada equipe:
• poderá fazer no máximo cinco (05) substituições;
• terá no máximo três oportunidades de substituições;
• poderá, além disso, realizar substituições durante o intervalo.
• Sempre que houver prorrogação, cada equipe:
• poderá fazer uma substituição adicional (independentemente de ter
realizado seu número máximo de substituições)”

A Copa do Mundo deverá adotar o mesmo sistema. Será a primeira em meio a pandemia da COVID-19.