Meu Vozão Ceará Sporting Club

CBF confirma competições nacionais e atualiza andamento para o retorno do futebol

O Brasileirão, que estava marcado para iniciar no começo do mês de maio, teve uma reviravolta, devido à pandemia da Covid-19 no país e ainda segue sem previsão. Mesmo sem a definição para um novo calendário, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), confirmou que tanto o Brasileirão, quanto a Copa do Brasil, devem retornar em breve. A prioridade da entidade, no entanto, é a finalização dos campeonatos estaduais.

O médico Jorge Pagura, um dos responsáveis pelo novo protocolo médico e de segurança do futebol brasileiro, afirmou em entrevista ao canal Fox Sports, que a situação da doença no Brasil ainda é grave e que revelou em conversa com o Presidente da CBF, Rogério Caboclo: “O Presidente Rogério Caboclo já disse: ‘Nós vamos jogar o Campeonato Brasileiro’. Mas com segurança e sem forçar absolutamente nada”, ressaltou o médico.

“Nós, médicos, somos treinados para salvar. Entendemos toda a questão socioeconômica, mas nossa prioridade é a saúde”, acrescentou Pagura. O médico também revelou sobre a previsão de uma possível data para o retorno das competições. “Quem falar em data, vai errar. O STF delegou às autoridades locais a decisão da reabertura, de acordo com sua curva epidemiológica e com a disponibilidade do sistema de saúde. E o Brasil é um país continental. Não temos data, mas vamos começar, sim”, pontuou.

Já são mais de 3 meses com as competições paralisadas no Brasil. Apenas o campeonato carioca esboçou um retorno, com o jogo do Flamengo contra o Bangu, na última semana. Botafogo e Fluminense se recusaram a jogar e entendem que a situação no Rio de Janeiro ainda é grave. O governador do estado, Marcelo Crivella, anunciou um novo decreto proibindo qualquer atividade esportiva até a próxima quinta-feira (25).

O estado de Santa Catarina, também anunciou uma data para o retorno do seu campeonato estadual. A situação do estado em relação a doença é otimista. A previsão de retomada da competição é para à partir do próximo dia 8 de julho.