Meu Vozão Ceará Sporting Club

CBF se posiciona sobre arbitragem de Goiás x Ceará e postura surpreende: “Não reconheceu”

Goleiro Tadeu, Goiás x Ceará
Créditos: Rosiron Rodrigues / Goiás

Mais de uma semana após Goiás x Ceará, jogo da 20ª rodada da Serie B do Campeonato Brasileiro que teve muita polêmica por conta da arbitragem, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), enfim, deu um parecer sobre a situação. Em ofício enviado ao Ceará e à FCF (Federação Cearense de Futebol), a principal entidade do futebol brasileiro não reconheceu erros da arbitragem. Os detalhes foram divulgados pelo Diário do Nordeste.

Wagner do Nascimento Magalhães - Ceará x Goiás
Wagner do Nascimento Magalhães foi árbitro de Goiás x Ceará. Foto: Cesar Greco

As reclamações feitas pelo Alvinegro são referentes aos dois pênaltis marcados pelo árbitro Wagner do Nascimento Magalhães. Quanto ao primeiro lance, em que o Vozão acusa que o goleiro Tadeu deu dois toques na bola, a CBF não enviou nenhuma imagem para explicar, apenas negando haver a infração e afirmando que o lance foi checado. Além disso, também confirma que foi certa a decisão do árbitro carioca da marcação do primeiro pênalti, em lance envolvendo o volante Lourenço.

“Avaliando as imagens dessa situação por vários ângulos, nenhum deles mostra o segundo toque que é o objeto da contestação. O cobrador se aproximou da bola e apoiou seu pé esquerdo executando a cobrança normalmente (…) Faz parte do protocolo a checagem dos gols com todos os detalhes que o protocolo obriga e assim foi feito. (…) É possível observar que, de fato, ocorreu o toque da bola no braço do defensor, além do que, o atleta tem o braço em uma posição antinatural para ação pretendida (…) O fato de ter desviado na coxa do defensor antes de tocar no braço, sem uma mudança brusca e efetiva de trajetória, não altera a análise e a decisão”, disse a entidade no ofício.

Tadeu dá dois toques ao cobrar primeiro pênalti em Goiás x Ceará. Crédito: Reprodução

CBF NEGA FALTA EM IRMER NO SEGUNDO PÊNALTI EM GOIÁS X CEARÁ

O segundo pênalti marcado a favor do time da casa, também convertido por Tadeu, iniciou em um lance em que Jean Irmer, volante do Vozão, foi derrubado no meio-campo. Quanto a este lance, a CBF divulgou áudio e imagens das análises (divulgados pelo Diário do Nordeste) na cabine do VAR (árbitro de vídeo). Porém, a entidade afirma que a jogada não foi faltosa e que “O jogador (do Ceará) já está caindo, sente o contato e desmorona“.

CBF divulga vídeo e áudio de lance de polêmicas arbitragem em Goiás x Ceará.

Vale ressaltar que há uma reunião marcada para a próxima quarta (22) entre dirigentes do Alvinegro com Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF. Diretoria do Alvinegro deve contestar afirmações da entidade enviadas no ofício.

Wilson Seneme, presidente de arbitragem da CBF. Foto: Divulgação / CBF
Wilson Seneme, presidente de arbitragem da CBF. Foto: Divulgação / CBF