A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), pretende que os investidores de fora do país possam investir em porcentagens dos direitos econômicos dos jogadores brasileiros, que atuam no Brasil. Para isso, a FIFA, deve liberar que esses empresários invistam no futebol brasileiro e nos jogadores. Há algum tempo, a entidade permitia as negociações, mas recentemente voltou atrás, no ano de 2015.
Desde então, os investidores não podem mais ter nenhuma porcentagem referente aos atletas brasileiros, o que impede mais negociações no atual cenário. No entanto, a FIFA pode mudar o seu regimento e permitir, que os empresários e investidores adquiram parte da porcentagem dos jogadores. Isso facilitaria as negociações para o exterior, mas tiraria o direito dos clubes perante os seus atletas.
A CBF deseja que a FIFA libere as negociações para os investidores, para ajudar as equipes que estão sofrendo com dívidas e estão em crise, devido a longa paralisação das atividades, onde alguns clubes, perderam os seus patrocinadores e não têm mais acesso ao faturamento de bilheteria e afins.
Nos maiores clubes, essa era uma prática bastante adotada. Os empresários investiam nos jogadores por uma porcentagem pequena e depois vendiam para os clubes do exterior. Hoje em dia, os investimentos dos clubes brasileiros vêm sendo menor e as vendas não vêm sendo recorrentes como em alguns anos atrás.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.