Meu Vozão Ceará Sporting Club

URGENTE! CBF surpreende em decisão e muda planos do Ceará

ceará série b cbf
Foto: Divulgação / CBF

O Ceará foi punido pelo STJD por cenas de violência vistas no duelo com o Cuiabá-MT, na Arena Castelão, pela Série A do Brasileirão. Assim, o clube teria que cumprir oito jogos, em competições chanceladas pela CBF, de penalização de não poder contar com sua torcida, como mandante ou visitante. Mas, a entidade definiu que as punições devem ser cumpridas na mesma competição em que foi ocasionada. Ou seja, o Alvinegro vai jogar de portões fechados apenas na Série B do Campeonato Brasileiro.

Na temporada passada, quando o Alvinegro ainda lutava contra o rebaixamento na Primeira Divisão, uma partida ficou marcada negativamente. No 1 a 1 com o Cuiabá-MT, na capital cearense, um grupo de torcedores alvinegros entrou em confronto e a Polícia Militar acabou tendo que intervir, assim como a segurança local, evacuando as pessoas que estavam na arquibancada inferior para dentro do gramado. O que, consequentemente, acabou causando a finalização da partida.

Em julgamento no STJD, o Ceará venceu por maioria de votos e acabou não perdendo pontos, mas sofrendo pena de ter que jogar sem o apoio de sua torcida em partidas organizadas pela CBF, como Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série B. Primeiramente, seriam seis partidas e, após o time ter cumprido duas na Série A de 2022, o Pleno do STJD recorreu e mais dois jogos de punição foram acrescentados, totalizando oito.

Mas, em um novo entendimento da própria CBF, que está sob nova gestão, a pena sofrida deverá ser cumprida no mesmo certame em que ocorreu. Assim, como a situação foi ocasionada na Série A do Brasileiro 2022, deve ser cumprida na Série B do Brasileiro 2023.

A decisão atrapalha totalmente os planos em Porangabuçu, que pretendia cumprir a pena no regional. O setor jurídico alvinegro até tentou convencer entidade, dando exemplo de como aconteceu em 2020 quando o clube foi punido na Série A de 2019 e cumpriu no Nordestão do ano seguinte, ambos chancelados pela CBF. Mas, por determinação da entidade, o clube vai ter que acatar e cumprir na competição nacional.

Assim, o Vovô vai poder contar com presença de seu torcedor, como visitante ou mandante, na Copa do Nordeste. Já no Campeonato Brasileiro, por já ter cumprido dois no ano passado, ainda restam seis jogos de portões fechados de punição.