No dia 11 de novembro de 1973 o estádio Governador Plácido Aderaldo Castelo, atualmente chamado por Arena Castelão, foi inaugurado oficialmente. No último sábado (18), foi o aniversário 50 anos do primeiro gol marcado no local e o autor foi Erandy Montenegro, que na época era atacante do Ceará.
Palco de muita história de clubes do futebol cearense, o Castelão completou 50 anos da primeira vez que alguém balançou as redes no local. Isso aconteceu no dia 18 de novembro de 1973 e com um jogador que vestia as cores do Alvinegro de Porangabuçu.
Sete dias antes, em 11 de novembro, o estádio recebeu sua primeira partida oficial e, claro, que foi duelo entre Ceará e Fortaleza. Mas, apesar da expectativa que houvesse um vencedor, o Clássico-Rei ficou empatado no 0 a 0.

Exatamente uma semana depois aconteceu o primeiro grito de gol no estádio e foi do Ceará. Em confronto com o Vitória-BA, o atacante Erandy mandou a bola para o fundo do barbante, marcou o primeiro gol da história do Castelão e ainda decretou o êxito do Alvinegro sobre os baianos por 1 a 0.
O gol aconteceu aos 16 minutos do segundo de partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro de 73. Neste jogo, o Vozão entrou em campo formado por Hélio, Marinho, Odélio, Arthur e Paulo Tavares; Antônio Carlos, Zé Eduardo e Edmar; Erandy, Samuel e Da Costa. Ivonísio Mosca Carvalho era o técnico.
Erandy foi um atacante que jogou nos três grandes clubes da capital cearense. Primeiro ele atuou pelo Fortaleza entre o fim dos anos 60 e o começo dos anos 70. Foi quando trocou o Pici por Porangabuçu e defendeu o Ceará de 1971 até 1975, quando foi para o Ferroviário. Pelo Vozão, Erandy foi bicampeão Cearense de 1971 e 1972.
CEARÁ É O TIME QUE MAIS VEZES FOI CAMPEÃO NO CASTELÃO
O Alvinegro de Porangabuçu foi o clube que mais vezes conquistou títulos dentro do estádio Governador Aderaldo Castelo. Foi o total de 21 contra 19 do Fortaleza e três do Ferroviário.
As conquistas mais recentes do Ceará na estádio, já sendo Arena Castelão, foram os títulos do bicampeonato do Cearense (2017 e 2015) e o título invicto da Copa do Nordeste 2015. Neste ano, o Alvinegro foi campeão nordestino vencendo a ida no Castelão e o jogo da decisão fora.

Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.