Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará encerra mais de 6 décadas de ‘supremacia’ do Sport na Ilha do Retiro; Entenda

Ceará campeão da Copa do Nordeste 2023.
Foto: Felipe Santos / Ceará SC

O Ceará está na “boca do povo”. Na última quarta-feira (3), o desacreditado Alvinegro de Porangabuçu, que vive momento de reconstrução, subiu ao primeiro degrau para soltar o grito de “é campeão” da Copa do Nordeste. A conquista sobre o Sport-PE quebrou uma hegemonia que o time pernambucano mantinha de há mais de 60 anos não perder título interestadual dentro da Ilha do Retiro. A informação foi divulgada por Lucas Barcelos, do blog Barcelos FC, e confirmada pelo Meu Vozão.

A força do Sport-PE atuando dentro de seu estádio é realmente algo que não se pode negar. Desde 1959, o Leão não sabia o que era sentir a dor da derrota numa decisão se tratando de competições que ultrapassam as barreiras pernambucanas. Ou seja, que não são estaduais. Naquele ano, o rubro-negro foi derrotado por 2 a 0 para o Bahia, dentro de casa, e perdeu a decisão da Taça Brasil. Na época, a disputa era separada por regiões e os campeões de cada uma se enfrentavam.

Desde então, o Sport já havia enfrentado outros clubes dentro de seus domínios. Times como Campinense-PB, Remo-PA, Guarani-SP, Athletico-PR, Vitória-BA e também Corinthians sucumbiram à pressão da Ilha do Retiro. O time paulista, que havia vencido na ida, perdeu o jogo de volta da decisão da Copa do Brasil de 2008 e o rubro-negro se sagrou campeão.

Com o Vozão, no entanto, não foi bem assim. Após vencer por 2 a 1 na ida da final da Copa do Nordeste dentro de casa, o Alvinegro até foi derrotado no tempo normal do jogo por 1 a 0. Mas, a partida foi decidida nos pênaltis e a estrela do goleiro Richard brilhou, sendo o herói do tricampeonato do Ceará. Assim, por 4 a 2 nas cobranças alternadas, o Vovô fincou sua bandeira na Ilha do Retiro e festejou o título.

Desta forma, a invencibilidade do Sport em finais disputadas em competições interestaduais e dentro de seu estádio, que já durava 64 anos, foi encerrada pelo Ceará, na noite do dia 3 de maio de 2023.

CEARÁ É O MAIOR CAMPEÃO DA “NOVA” COPA DO NORDESTE

Desde 2013, ano em que o Nordestão teve seu retorno e com um novo formado, o Vozão é o destaque do certame regional. Em 11 edições, o Ceará foi o único campeão três vezes. Duas de maneira invicta, em 2015 e 2020, e neste ano, do tricampeonato conquistado, sofreu duas derrotas sendo uma na própria final.

Bahia, que é tetra no geral, e Fortaleza têm dois títulos cada da Copa do Nordeste desde a temporada 2013. Sport-PE, Vitória-BA, Santa Cruz-PE, Campinense-PB e Sampaio Corrêa-MA tem um.

Além de ser destaque em título nesta “nova era” da disputa, o Vovô também é o time que mais foi às finais. Campeão em 2020, vice em 2021 e campeão em 2023.

Ceará campeão da Copa do Nordeste 2023.
Vozão fez a festa na Ilha do Retiro. Foto: Felipe Santos / Ceará SC