Meu Vozão Ceará Sporting Club

Após mais um vexame na Série B, chances de acesso do Ceará caem para menos de 1%

Jean Carlos, meia do Ceará / Série B
Foto: Felipe Santos / Ceará SC

As chances de acesso do Ceará à Série A do Brasileirão, que já eram muitos baixas, ficaram ainda menores ao término da 30ª rodada da Série B. Com de derrota para o Atlético-GO, as probabilidades de retorno à elite caíram para 0,58%.

Faltando nove rodadas para o término da segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o Vozão não deve conquistar seu maior objetivo da temporada, que era o retorno à Primeira Divisão Nacional. Com uma campanha fraca desde o início, o Alvinegro vê suas chances de acesso praticamente liquidadas matematicamente a cada jogo.

Vindo de dois resultados negativos fora de casa e precisando voltar a vencer para seguir sonhando com a possibilidade de brigar para estar no G-4 ao término da disputa, a equipe cearense fez mais uma partida ruim e perdeu, vendo agora a distância para o quarto colocado ser de 11 pontos.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em dados futebolísticos, o Ceará só subiria para a Série A por meio de um “milagre”. Isso porque os números mostram que as chances são de menos de 1%, sendo apenas 0,58%.

Atualmente, o Alvinegro é apenas meio de tabela ocupando 11ª colocação da tabela com 42 pontos em 30 confrontos.

Dados da UFMG mostram Ceará com menos de 1% de chance de acesso. Créditos: UFMG

TREINADOR DO CEARÁ INCONFORMADO COM DESEMPENHO NA SÉRIE B

Além da torcida, que fez protesto nas arquibancadas e também no estacionamento da Arena Castelão, quem também não gostou nada da postura da equipe foi o treinador Vagner Mancini. Em entrevista coletiva após a derrota para o Dragão, no último domingo (1), o comandante alvinegro soltou o verbo.

Além de fazer várias críticas ao desempenho do grupo, Mancini também desaprovou que os atletas não ganham duelo e se vai se desorganizando no decorrer das partidas. O técnico também avisou que veio para fazer ajustes e fará isso “custe o que custar”.

“Já vou dizendo que vou fazer o que tiver que fazer, mas o Ceará vai melhorar. Essa é uma missão que há um mês atrás eu falei que seria difícil, mas que iríamos lutar e vamos seguir lutando porque essa é a nossa vida. O que eu vi em campo me deixou muito chateado, muito chateado mesmo. O torcedor tem razão da cobrança que está fazendo. É óbvio que ninguém quer violência e não estou aqui incitando nada, mas aquilo que o torcedor enxergou do jogo, eu também enxerguei. Uma equipe descaracterizada emocionalmente, uma equipe que não ganha duelos, que vai se desorganizando ao longo da partida e isso acaba tendo consequências e consequência de hoje foi uma derrota que ninguém esperava. A gente queria vencer a partida, voltar a ter chance de acreditar no acesso. Mas, diante de tudo aquilo que foi visto hoje, a gente tem que entender o porquê da temporada. Tem muita coisa que precisa ser reajustada e eu estou aqui para isso. Vou reajustar custe o que custar”, disse Vagner Mancini.

Vagner Mancini, novo técnico do Ceará.
Vagner Mancini, treinador do Ceará. Foto: Marco Galvão/Fotoarena