Meu Vozão Ceará Sporting Club

Advogado de Barletta acusa Ceará de dívidas e clube responde: “Estranhamento e surpresa”

Chrystian Barletta, atacante do Ceará
Foto: Divulgação / Ceará SC

A situação de Chrystian Barletta no Ceará não é nada boa. O atacante, que é o segundo maior investimento da história do clube, entrou com uma ação trabalhista contra o Alvinegro neste ano. Apesar do processo correr em segredo de justiça, seu advogado deu uma entrevista ao Globo Esporte CE alegando atrasos de pagamentos. Por meio de sua assessoria de comunicação, o clube expôs descontentamento com a exposição do caso por parte da defesa.

Em meados do ano passado, o Alvinegro de Porangabuçu desembolsou o valor de R$6,6 milhões para adquirir 50% dos direitos econômicos do ex-Corinthians/SP. O início dele no Vozão foi esperançoso, marcando três gols em seus quatro primeiros jogos pela Série B. Para 2024, a expectativa era de uma evolução. Porém, a situação é de problemas entre jogador e clube no extracampo.

Neste domingo (21), a defesa do atacante deu entrevista ao Globo Esporte CE em que acusa o Ceará de ter “diversas verbas em atraso, que o Ceará SC deixou de pagar“. Entre esses acordos que não foram quitados, segundo o agente, estariam salários, direitos de imagem, luvas e FGTS não recolhidos.

“Há atrasos de verbas salariais, direito de imagem, FGTS e luvas, bem superiores a dois meses. Algumas verbas estão em atraso há seis meses, desde sua contratação”, contou Filipe Rino, advogado de Barletta.

Chrystian Barletta, atacante do Ceará.
Chrystian Barletta soma 3 gols com a camisa alvinegra. Foto: Divulgação / Ceará SC

Ele ainda disse que o jogador tentou conversar essas dívidas com a diretoria do Ceará, mas que o clube não conseguiu pagar essas dívidas e que algumas dessas dívidas não foram pagas desde a contratação dele junto ao Corinthians-SP.

“O Barletta tentou por diversas vezes dialogar, receber, ter sua remuneração em dia. Infelizmente não foi possível, o clube não conseguiu colocar em dia o que está em atraso. A Lei Geral do Esporte prevê que em casos de atrasos superiores a dois meses (salário, direito de imagem ou FGTS), enseja na rescisão indireta do contrato de trabalho. E no caso do Barletta há atrasos de até seis meses. E nesse caso, o clube poderá ser condenado a pagar a cláusula compensatória desportiva, que são os salários até o final do contrato”, finalizou a defesa de Barletta.

Leia nota na íntegra do advogado.

“Barletta tem diversas verbas em atraso, que o Ceará SC deixou de pagar. Há atrasos de verbas salariais, direito de imagem, FGTS e luvas, bem superiores a 2 meses. Algumas verbas estão em atraso há 6 meses, desde sua contratação.

O Barletta tentou por diversas vezes dialogar, receber, ter sua remuneração em dia. Infelizmente não foi possível, o clube não conseguiu colocar em dia o que está em atraso.

A Lei Geral do Esporte prevê que em casos de atrasos superiores a 2 meses (salário, direito de imagem ou FGTS) enseja na rescisão indireta do contrato de trabalho. E no caso do Barletta há atrasos de até 6 meses.

E nesse caso, o clube poderá ser condenado a pagar a cláusula compensatória desportiva, que são os salários até o final do contrato.

Era a última opção do Barletta, que sempre privilegiou o diálogo e aguardou meses para regularização, mas ele precisou entrar com ação contra o clube, em virtude desses atrasos.

O que queremos deixar claro é que antes de entrar com ação, foram diversos diálogos e negociações com o clube, mas sem o pagamento integral da remuneração mensal dele.

Barletta, assim como todos os demais atletas, são trabalhadores, dependem da sua remuneração para sustentar sua família, tem contas a pagar. As contas vencem mês a mês, como de qualquer ser cidadão.

Por fim, não há nenhuma negociação com o Sport em andamento”.

CEARÁ SE PRONUNCIA SOBRE “CASO BARLETTA”

Após a situação se tornar uma polêmica, e no dia da estreia do time na temporada, o Alvinegro se pronunciou por meio de sua assessoria. Em nota, o clube disse ser de “estranhamento e surpresa” que a defesa do atleta esteja expondo na imprensa uma processo que corre em segredo de justiça.

Veja abaixo nota na íntegra.

“Causa estranhamento e surpresa a forma como o atleta Chrystian Barletta e seu empresário vêm conduzindo as renegociações de valores pendentes, inclusive expondo à imprensa informações de uma ação que corre em segredo de justiça.

O Ceará Sporting Club se notabilizou nacionalmente nos últimos anos pelo equilíbrio financeiro, bem como pelo diálogo constante e transparente entre diretoria, jogadores e colaboradores; inclusive na atual gestão, que não abrirá mão dessas prerrogativas.

O clube não só reconhece como reafirma o compromisso com cada um dos jogadores, comissão técnica e colaboradores. O Ceará segue aberto ao diálogo e acredita que assuntos de natureza interna podem ser resolvidos igualmente entre as partes envolvidas”.