Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará busca repetir feitos do passado em jogos decisivos contra o Fortaleza; Recorde

Foto: Reprodução

O Ceará entra em campo contra o Fortaleza, nesta quarta-feira (13), em busca de um feito que só conseguiu em outras duas vezes na história do centenário Clássico-Rei: reverter o placar de 2 a 0 em partida decisiva. Derrotado no confronto de ida das oitavas da Copa do Brasil, o Vovô precisa devolver o resultado sobre o rival para seguir vivo em busca do sonho de chegar às quartas do torneio.

LEIA MAIS:
Clássico-Rei terá restrições para torcedores; Saiba quais são
Vina dita ‘fórmula’ para virada em Clássico-Rei na decisão da Copa do Brasil: “Competência e ser eficaz”

O Vovô quer fazer diferente da temporada passada, quando foi eliminado pelo Fortaleza na terceira fase da Copa do Brasil. Agora, nas oitavas e ainda acreditando firmemente no poder do elenco de tirar a vantagem de 2 a 0 do rival, o Alvinegro terá que repetir os feitos de 1975 e 1982, segundo levantamento divulgado pelo Diário do Nordeste. Nas épocas, os então jogadores do Ceará conseguiram devolver o placar sofrido no jogo de ida em jogos que foram disputados pelo Campeonato Cearense de cada respectivo ano.

Sabe-se que duelos com ida e volta são conhecidos como “decisão de 180 minutos”. Isso porque, independente do placar da primeira partida, tudo pode mudar na segunda. E assim foi na final do Estadual de 1975. O primeiro jogo do Clássico-Rei terminou de 2 a 0 para o Leão. Geraldino Saravá marcou ambos os gols. Porém, no segundo confronto tudo mudou. Os ídolos alvinegros Zé Eduardo e Da Costa marcaram sobre o rival e devolveram o placar. Como teve a melhor campanha do quadrangular, o Vovô ficou com o título e se sagrou campeão cearense, iniciando ali a caminhada para o tetracampeonato 1975-1978.

Com “virada história”, Ceará se sagrou campeão cearense de 1975. Foto: Reprodução

Oito anos depois, 1982, algo parecido aconteceu, mas teve um final diferente. Derrotado por 2 a 0 na ida do Estadual, o Alvinegro de Porangabuçu conseguiu reverter a desvantagem do placar no segundo jogo. Porém, dessa vez, o tricolor é quem foi beneficiado pelo regulamento da competição e ficou com o título cearense.

Para o embate entre alvinegros e tricolores desta quarta (13), a vantagem de 2 a 0 sobre o Ceará precisa ser tirada para que, assim, o Vovô possa seguir em busca da vaga na próxima fase do certame nacional. Se devolver o placar sobre o rival, a partida será decidida nas cobranças alternadas de pênaltis. Mas, se ganhar por três ou mais gols de diferença, o Alvinegro carimba a vaga nas quartas da Copa do Brasil de forma direta.

A bola vai rolar às 20h, na Arena Castelão.