Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará repete campanha da Série B de 2015 nas cinco primeiras rodadas

Ituano-SP x Ceará na Série B
Foto: Miguel Schincariol / @mschincariol

O Ceará não faz uma boa campanha neste início da Série B do Campeonato Brasileiro. Os números são ruins, além do baixo rendimento apresentado, e também alarmantes. Isso porque o Alviengro está repetindo o retrospecto que teve na Segundona de 2015 nessas cinco primeiras rodadas.O levantamento foi realizado pelo Meu Vozão com base nos dados do site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e suporte do portal “Sr. Goool”, especialista em dados.

O Brasileiro de 2015 foi muito delicado para o Vozão. Depois de ter perdido o Campeonato Cearense e vencido o seu primeiro título da Copa do Nordeste, o Alvinegro fez uma campanha muito ruim no nacional e lutou até a última rodada para não ser rebaixado, terminando na 15ª colocação com 45 pontos. Naquele ano, o Vovô não iniciou bem a disputa.

Naquele ano, o Ceará só tinha somado quatro pontos até a 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, com três derrotas (Paraná-PR, Paysandu-PA e Náutico-PE), um empate (CRB-AL) e uma vitória (Atlético-GO) e ocupava o 14º lugar, somente um acima de sua da posição final.

Ceará ocupava a 14ª colocação na 5ª rodada da Série B de 2015. Crédito: Sr. Goool

Oito anos depois, o clube está repetindo o início de campanha na Série B. Vice-campeão Estadual e tricampeão nordestino, o time não está tendo uma “largada” positiva na Segundona e tem apenas quatro pontos nos cinco primeiros jogos disputados até aqui. Derrotado para Ituano-SP, Guarani-SP e Vitória-BA, o Vovô empatou com a Ponte Preta-SP e só venceu o ABC-RN. Em casa, o time ainda não venceu nenhuma vez e está na 17ª posição, dentro da zona de rebaixamento.

A diferença dos retrospectos dos dois elencos até a quinta rodada da Segunda Divisão Nacional está, além da posição na tabela, no saldo de gols. Em 2015, o time balançou as redes adversárias em quatro oportunidades, mas teve sua defesa vazada seis vezes.

Neste ano, são os números são piores. Em cinco partidas, foram oito gols sofridos e apenas dois marcados, tendo um saldo negativo de menos dois (-2).

A única vez que o time marcou nesta edição do Campeonato Brasileiro foi no êxito sobre o ABC, na 3ª rodada. Vitor Gabriel foi autor dos dois gols do Vozão, no estádio Frasqueirão, na capital do Rio Grande do Norte.

Vitor Gabriel, atacante do Ceará.
Vitor Gabriel marcou os gols da vitória alvinegra sobre o ABC-RN.Foto: Fausto Filho / Ceará SC

Veja abaixo comparação das campanhas do Ceará até 5ª rodada da Série B de 2015 e 2023.

Série B 2015

1ª rodada
Paraná 1×0 Ceará

2ª rodada
Ceará 2×0 Atlético-GO

3ª rodada
Paysandu-PA 2×1 Ceará

4ª rodada
Ceará 1×1 CRB-AL

5ª rodada
Náutico-PE 2×0 Ceará

Série B 2023

1ª rodada
Ituano-SP 2×0 Ceará

2ª rodada
Ceará 0x3 Guarani-SP

3ª rodada
ABC-RN 1×2 Ceará

4ª rodada
Ceará 0x2 Vitória-BA

5ª rodada
Ponte Preta-SP 0x0 Ceará