Meu Vozão Ceará Sporting Club

Com Dimas Filgueiras no comando e Sérgio Alves em campo, há 30 anos o Ceará disputava a final da Copa do Brasil

Dimas Filgueiras, ídolo do Ceará.
Foto: Divulgação / Ceará SC

Há exatos 30 anos e um dia, o Ceará se tornara vice-campeão da Copa do Brasil diante do Grêmio em um jogo marcado pela polêmica no pênalti não dado ao Alvinegro. No primeiro jogo realizado no dia 7 de agosto de 1994, com o Castelão registrando 53.915 torcedores.

Ceará na Copa do Brasil 1994
Foto: Reprodução / Internet

Mas acredita-se que o número foi muito maio já que centenas de milhares de torcedores entraram no antigo Castelão sem pagar após a Federação Cearense de Futebol e a Polícia Militar abrirem os portões para ‘evitar uma catástrofe’.

Com um dos melhores times que já passaram por Porangabuçu, a equipe do Vozão era comandada pelo eterno soldado alvinegro Dimas Filgueiras e teve como time titular no segundo jogo: Chico, Ronaldo, Aírton, Vitor Hugo, Claudenésio, Mastrillo, Ivanildo, Elói, Catatau, Jerônimo e Sérgio Alves.

Dimas Filgueiras na Copa do Brasil com o Ceará
Foto: Reprodução / Internet

Ceará na Copa do Brasil: “verdadeiros campeões fomos nós”

Após jogo de ida sem gols, no segundo jogo, o Vozão levou o gol aos três minutos do primeiro tempo. Aos 31 minutos da segunda etapa, Sérgio Alves foi derrubado dentro da área o o juiz Oscar Roberto Godói, não marcou a penalidade e ainda expulsou o atacante do Ceará. Com o jogo encerrado em 1 a 0, o Mais Querido ficou com o vice-campeonato da Copa do Brasil, a maior conquista do time no âmbito nacional.

“A chance de eu fazer o gol naquele lance era de 99%. Eu estava de frente para o goleiro. Lamento não ter tido a chance de finalizar aquela jogada e marcar o gol do título. […] A torcida do Ceará nos recebeu como campeões. O carinho do torcedor prova que, para eles, os verdadeiros campeões fomos nós. O Ceará é campeão moral daquela Copa do Brasil”, afirmou Sérgio Alves.

Sergio Alves sendo derrubado na Copa do Brasil de 1994
Foto: Reprodução / Internet