Na última sexta-feira (1º) a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que proíbe bebidas alcoólicas em jogos de futebol no Brasil. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor e pela Comissão da Constituição, Justiça e Cidadania.
Atualmente, a comercialização de álcool é regulamentada por leis estaduais e municipais. No Rio Grande do Sul, por exemplo, é proibida a venda e o consumo dentro do estádio, mas no entorno os torcedores podem consumir livremente.
Com a nova aprovação, a Lei Geral do Esporte será alterada e as bebidas alcoólicas não poderão ser comercializadas num raio de 500 metros dos estádios. Além disso, o porte de garrafas de vidro também serão proibidos nas proximidades dos estádios.
O QUE DIZ A CÂMARA DOS DEPUTADOS SOBRE A NOVA LEI APROVADA?
“Apesar de a violência praticada por torcedores não ter um único agente causador, o consumo de bebida alcóolica pode ser um dos agentes desencadeadores de conflitos violentos, inclusive no futebol”, justificou o deputado Delegado da Cunha (PP-SP).
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.