O Cearámantém vivo o sonho de retornar à Série A do Brasileirão. Mas, para torná-lo realidade, vai precisar de um aproveitamento “absurdo” de 71% nessas últimas 15 partidas da Série B, segundo aponta o site da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Para que isso se torne possível, Vozão vai precisar melhorar seu desempenho fora de casa.
Foto: Stephan Eilert / Ceará SC
Atualmente com 35 pontos, o Vozão é o quinto colocado e sua diferença para o G-4 é de apenas quatro pontos, já que Santos-SP (2º), Mirassol-SP (3º) e Vila Nova-GO (4º) têm 39. Segundo levantamento feito pelo site da UFMG, o Alvinegro precisa carimbar os 67 pontos na tabela para que tenha uma grande chance de retornar à elite do futebol brasileiro. Vale ressaltar que este número não é de exatidão, pois também depende da pontuação dos seus concorrentes diretos, que podem fazer uma campanha superior ou não. Em entrevista ao jornal O Povo, o professor da UFMG, Gilcione Nonato, afirmou que o Cearápode até conseguir o acesso com uma pontuação a menos. Mas, se fizer os 67 pontos será sua classificação “praticamente” confirmada.
“O Ceará é um dos candidatos a ocupar uma das vagas. E para garantir essa vaga, o Ceará deverá ter pelos menos 61 pontos para terminar com reais chances. Caso termine com 61 pontos, terá 90% de chances de classificação. Com 67 pontos, o acesso estará praticamente garantido”, afirmou o professor.
Foto: Gabriel Silva / Ceará SC
CEARÁ PRECISA MELHORAR APROVEITAMENTO PARA SUBIR
Gilcione Nonato, professor da UFMG, também afirmou que dentro de seus domínios o Alvinegro tem uma campanha positiva, já que é o quarto melhor mandante com 24 pontos em 12 partidas dentro de casa – sete vitórias, três empates e duas derrotas – 66% de aproveitamento. Mas, para que o retorno à Série A seja possível, o clube de Porangabuçu vai ter que evoluir sua campanha como visitante. Longe de casa, o Alvinegro fez 11 jogos, perdeu seis, empatou dois e ganhou três, somando 11 pontos em 11 partidas, tendo um baixo aproveitamento de 33%.
“O Ceará é um bom mandante na competição, sendo o quarto melhor. E é oitavo melhor visitante. Seria bom que mantivesse o desempenho como mandante e melhorasse como visitante, para alcançar o objetivo”, finalizou o professor da UFMG.
Ceará só venceu três jogos fora de casa. Foto: Francisco Cedrim / CRB