Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará e outros 25 clubes das Séries A e B entram em consenso para se unirem à Libra; Veja contraproposta

Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (16), o Ceará e outros 25 clubes que fazem parte do grupo denominado “Futebol Forte” participaram de uma reunião, no Rio de Janeiro, e entraram em consenso para se unirem à Liga Brasileira. Essas equipes, que ainda não assinaram com a Libra, como é chamada, entraram em concordância para uma contraproposta por divisões de verbas mais igualitárias para as equipes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

LEIA MAIS:
Liga Brasileira: Reunião dos clubes da A e B hoje poderá definir futuro do futebol brasileiro; entenda

Em reunião que teve duração de mais de três horas, os 26 clubes, incluindo o Alvinegro de Porangabuçu, chegaram a conclusão de que estão sim dispostos a se juntarem aos outros nove que já assinaram com a organização. Para isso, eles definiram que o tipo de acordo que são a favor. Na distribuição de verbas, eles pedem por 45% igualitários, 30% por desempenho desportivo e os outros 25% arrecadados em audiência, engajamento nas mídias sociais e participação do torcedor com presenças nos estádios. A proposta inicial da Liga é de 40% de forma igualitária, 30% de acordo com o desempenho futebolístico e 30% dependendo da audiência de cada equipe.

Em breve, deve ocorrer uma nova reunião onde os clubes do grupo “Futebol Forte” irão buscar acordo com os outros que já aceitaram fazer parte da Liga Brasileira, a LIBRA. Esses clubes são Flamengo, Vasco, Ponte Preta, Cruzeiro, Santos, São Paulo, RB Bragantino, Corinthians e Palmeiras.

Por meio de nota divulgada no site oficial do clube, o Ceará entende que a divisão de verbas deve ser feita “de forma objetiva, meritocrática e equilibrada, de forma que, respeitando as peculiaridades dos clubes, incentive os comportamentos corretos e não perenize discrepâncias decorrentes de contratos individuais negociados em contexto particular”.

Representados por seus dirigentes, os clubes que estiveram no Rio de Janeiro, na última segunda (16), participando da reunião pelo grupo Futebol Forte foram: Ceará, América-MG, Chapecoense, Atlético-GO, Avaí-SC, Brusque-SC, CSA-AL, Athletico-PR, Atlético-MG, CRB-AL, Náutico-PE, Coritiba, Criciúma-SC, Cuiabá-MT, Juventude-RS, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio Novorizontino-SP, Londrina-SC, Operário-PR, Sampaio Corrêa-MA, Sport-PE, Internacional, Tombense-MG e Vila Nova-GO.