O Ceará conheceu seu adversário da estreia na Copa do Brasil 2023. Em sorteio realizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no início da tarde desta quarta-feira (8), ficou definido que o primeiro confronto do Vovô vai ser diante da Caldense-MG. O jogo será disputado em duelo único e a data ainda será definida.
Após vencer o Clássico-Rei e ter terminado a primeira fase do Campeonato Cearense com a melhor campanha do certame e já classificado direto para a semifinal, os alvinegros estão prontos para estrear na terceira competição que vão disputar na temporada. Logo de cara, o time do treinador Gustavo Morinigo vai ter a Caldense-MG, que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro, como adversária.
Torneio nacional em formato de “mata-mata”, a primeira fase será em partida única e a equipe adversária tem a vantagem de se classificar com o empate durente o tempo normal. Caso consiga passar pelos mineiros e carimbar vaga na segunda etapa do certame, o Alvinegro vai ter como oponente quem sair vitorioso do confronto entre Solimões-AM x Ituano-SP.
Os demais detalhes deste duelo, como horário e local, ainda serão divulgadas pela CBF. Já a data do confronto, apesar de ainda não ser exata, vai acontecer entre os dias 22 de fevereiro e 1º de março.
Ao todo, 92 clubes vão disputar a primeira fase da Copa do Brasil 2023. Esta será a 28ª vez que o Ceará vai disputar o torneio, que está na sua 35ª edição. A melhor colocação do Vozão até aqui foi um vice-campeonato em 1994, quando sofreu uma polêmica derrota para o Grêmio-RS. Depois disso, o Vovô ficou em terceiro em 2011, quarto em 2005, quando acabou eliminado pelo Fluminense, e quinto em 1993 e 2020. No ano passado, o Alvinego caiu nas oitavas ao ser eliminado pelo Fortaleza por 2 a 1 no agregado.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.