Com apenas três meses de disputas iniciadas, o Ceará já marcou quase que 50% do total de gols feitos em 2022. No ano passado, o clube balançou as redes 82 vezes na temporada inteira. Já agora, são 40 gols ainda no começo de 2023. Os dados foram divulgados por Mauro Bastos, ex-árbitro cearense e dono de um perfil alvinegro especializado em dados e histórias do Vovô, e confirmados pelo Meu Vozão.
Se na temporada passada fazer gol foi um grande problema para a equipe alvinegra, neste ano não está sendo. Pelo menos não até aqui. Isso é o que mostra um levantamento feito pela página “Ceará SC- Dados e História”, do ex-árbitro cearense e torcedor alvinegro Mauro Bastos.
Apesar de Mendoza ter se destacado com 20 tentos, o time de 2022 sofreu bastante e o Vozão terminou o ano com 82 gols em 65 partidas. Esse número de vezes que a rede adversária foi carimbada ainda não foi batido pelo time elenco atual. Porém, com apenas três meses de temporada, pouco menos da metade de gols já foram marcados, o total de 40 em 18 duelos que foram disputados em três competições diferentes: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste e Copa do Brasil.
O principal destaque do grupo tem sido o quarteto titular formado pelo meia Guilherme Castilho (oito gols em 15 partidas) e os atacantes Erick (seis gols e 10 assistências em 16 partidas), Janderson (quatro gols e três assistências em 17 partidas) e Vitor Gabriel (seis gols e quatro assistências em 15 partidas).
Ao todo, os quatro fizeram 24 gols e ainda contribuíram em 17 oportunidades com passes que finalizaram em gols de companheiros da equipe. Os números mostram a importância que esse quarteto tem tido para o grupo. Mas, não só eles. Jean Carlos, mesmo com pouco espaço, também tem boa contribuição com quatro gols e uma assistência.
A expectativa é que esses números sigam crescendo. O Ceará está na final do Cearense, semifinal da Copa do Nordeste e ainda vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. Assim, o clube ainda tem, no mínimo, mais 41 jogos na temporada. Caso também chegue à decisão do Nordestão, serão mais 43.
COMPARATIVO DO CEARÁ EM TEMPORADAS ANTERIORES
Ainda segundo as estatíticas mostradas por Mauro Bastos, da página “Ceará SC – Dados e Histórias”, esse é a melhor sequência goleadora da equipe desde 2020 nos 18 primeiros jogos da temporada. Tanto do elenco todo como também contabilzando apenas os gols feitos pelo setor ofensivo.
Neste são 40 gols ao todo e 21 feitos marcados pelo ataque (seis de Erick, seis de Vitor Gabriel, quatro de Janderson, três de Luvannor e dois de Álvaro). No ano passado, eram 29 tentos e 11 feitos pelos atacantes. Em 2021, foram 27 bolas nas redes e 16 do setor ofensivo. Já em 2020, até o 18º jogo do ano o Ceará havia feito 28 gols, mas apenas 10 foram feitos pelos atacantes. Na época, Rafael Sóbis era o artilheiro com cinco gols.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.