Meu Vozão Ceará Sporting Club

Com problemas na lateral-esquerda, Ceará recebe ‘indicação’ para setor

Danilo Barcelos, lateral-esquerdo do Ceará
Foto: Miguel Schincariol / @mschincariol/

O Ceará está com sérios problemas na lateral-esquerda. Danilo Barcelos é a única peça que é desta posição de origem e está à disposição do time. Willian Formiga, que é o titular, sofreu uma lesão no joelho e está fora de combate. Com isso sendo motivo para “dor de cabeça”, Felipe Jonatan, lateral-esquerdo revelado pelo Vozão e agora no Santos-SP, deu uma “indicação” para solucionar o problema.

O perfil “Galera Alvinegra” fez uma publicação, na tarde desta terça-feira (9), falando sobre a situação na lateral-esquerdo do Vovô. Como Formiga teve uma lesão no ligamento colateral medial do jogo esquerdo e ainda é uma incógnita o período que ele ficará em recuperação, o elenco só tem mais outro atleta que joga originalmente neste setor: Danilo Barcelos.

Cria da Cidade Vozão, Felipe Jonatan aproveitou o momento para deixar sua opinião sobre como o clube deveria fazer para resolver esta situação. Para ter mais uma ou duas peças, e certamente falando por experiência própria, o lateral-esquerdo pediu oportunidade aos jovens das categorias de base do Vozão.

“Sobe um da base. A base resolve”, respondeu o lateral do Santos na publicação da página não-oficial do Vovô.

Comentário de Felipe Jonatan em página de torcida do Ceará. Crédito: Instagram

Mas, vale ressaltar, que mesmo Barcelos sendo o único lateral-esquerdo de origem do Ceará, o Vovô também tem outro defensor que pode atuar nesta posição. O jovem zagueiro David Ricardo já foi utilizado no setor em algumas oportunidades pelo ex-técnico Gustavo Morínigo.

O atleta vinha formando dupla titular ao lado de Tiago Pagnussat, mas perdeu espaço com o retorno de Luiz Otávio, que passou um período lesionado. Além dele, o goleiro Cristian, zagueiro Gabriel Lacerda, meia David Souza e o atacante Caio Rafael são os únicos oriundos das categorias de base integrados ao elenco principal do clube. Mas, a minutagem em campo desses atletas é muito baixa e, no caso de alguns, zerada. Os dois últimos citados, que são os mais jovens, estão disputando campeonatos pela equipe Sub-20 do Alvinegro.

PASSAGEM DE FELIPE JONATAN NO CEARÁ

Felipe Jonatan chegou ao Ceará para a integrar as categorias de base em 2014. Revelado em 2018, o lateral-esquerdo chamou atenção quando foi utilizado na vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo-RJ, no Maracanã lotada, pela Série A do Brasileirão. Na época, João Lucas deixou o campo lesionado e foi a vez da cria da Cidade Vozão mostrar sua qualidade na elite do futebol nacional.

Com boas atuações, fazendo jogadas ofensivas e apoiando bem a defesa, ele caiu nas graças da torcidas e ganhou titularidade na equipe alvinegra que tinha Lisca Doido como técnico.

felipe jonathan no santos ceará
Felipe Jonatan foi revelado pelo Ceará em 2020. Foto: Divulgação / Ceará SC

No ano seguinte, ele foi vendido ao Santos-SP pelo valor de R$6 milhões, sendo a maior venda do futebol cearense até ali. Atualmente, ele ainda está no time da Vila Belmiro e veste a camisa 3, mas não joga desde 20 de março.

Assim como Willian Formiga, lateral-esquerdo do Ceará, o atleta do Peixe também sofreu uma lesão no joelho esquerdo. Felipe Jonatan teve uma ruptura total do ligamento cruzado anterior (LCA) e deve ficar “de molho” de quatro a seis meses.

felipe jonathan no santos ceará
Cria do Ceará, Felipe Jonatan foi vendido ao Santos-SP em 2019. Foto: Divulgação / Ceará SC