Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará já assegurou mais de 60% do elenco no Brasileirão; Confira os números

Foto: Divulgação / Ceará SC

Passadas 14 rodadas da Série A do Brasileirão, o Ceará já tem assegurado mais de 60% de seu elenco. Isso acontece porque, dos 34 jogadores que compõem o elenco, 21 já realizaram sete jogos e, devido a isso, não podem mais se transferir para outra equipe da mesma divisão.

LEIA MAIS:
Em entrevista, Marquinhos Santos expõe elenco do Ceará após empate com o Atlético-GO
Ceará empata com o Atlético-GO pelo Campeonato Brasileiro

Na 15ª colocação do Campeonato Brasileiro com 17 pontos, o Vovô já tem um terço de seu elenco encaminhado na competição. Isso porque dos 34 atletas que hoje fazem parte do time principal, apenas 13 ainda não atingiram a meta mínima de sete partidas realizadas. E, segundo as regras da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ao ter esse número de duelos disputados no certame, o jogador não pode trocar sua equipe atual por uma outra que esteja na mesma divisão. Com isso, o Alvinegro já tem 61% de seu grupo assegurado na principal competição nacional.

O goleiro João Ricardo e o lateral Nino Paraíba foram quem mais vezes vestiram a camisa alvinegra no Brasileirão, em 13 rodadas. Logo atrás está Erick com 12. Bruno Pacheco, Messias, Gabriel Lacerda, Richard Coelho, Richardson e Mendoza realizaram 11 jogos. Cléber fez 10. Com nove confrontos disputados estão Victor Luís, Michel Macedo e Lima. Luiz Otávio, Rodrigo Lindoso, Geovane e Fernando Sobral têm oito.

Com sete jogos, número mínimo exigido pela principal entidade de futebol para que o atleta não possa mais atuar em uma outra equipe pelo mesmo campeonato, estão os atacantes Matheus Peixoto, Zé Roberto e Iury Castilho.

Esses 21 jogadores até podem trocar o Vovô por um outro clube, mas desde que seja do exterior. Caso seja um time brasileiro, somente para equipes de Séries B, C ou D.

Apenas 13 dos 34 profissionais do Alvinegro ainda não atingiram esse número e podem sim se transferir para uma equipe da elite nacional. Goleiro Vinícius Machado, lateral Kelvyn, Léo Rafael e Dentinho realizaram apenas uma partida. As jovens promessas Marcos Victor e João Victor têm dois. Goleiros Richard Costa e André Luiz se juntam ao zagueiro David Ricardo, o lateral Buiú e atacante Jael como os únicos do grupo que ainda não entraram em campo no Brasileirão.

O meia Wescley fez dois jogos e o zagueiro Lucas Ribeiro tem quatro, mas não devem permanecer na equipe. Há grandes possibilidades que deixem o clube na janela de transferências de julho.

Confira os números de jogos realizados pelos atletas do Ceará no Brasileirão 2022.

GOLEIROS
João Ricardo: 13
Richard: 0
André Luiz: 0
Vinicius Machado: 1

LATERAIS
Bruno Pacheco: 11
Nino Paraíba: 13
Victor Luís: 9
Michel Macedo: 9
Buiú: 0
Kelvyn: 1

ZAGUEIROS
Luiz Otávio: 8
Messias: 11
Gabriel Lacerda: 11
Marcos Victor: 2
Lucas Ribeiro: 4
David Ricardo: 0

VOLANTES
Rodrigo Lindoso: 8
Richard Coelho: 11
Richardson: 11
Geovane: 8
Fernando Sobral: 8

MEIAS
Lima: 9
Vina: 11
Wescley: 2
Léo Rafael: 1

ATACANTES
Cléber: 10
Dentinho: 1
Mendoza: 11
Matheus Peixoto: 7
Erick: 12
Iury Castilho: 7
Jael: 0
Zé Roberto: 7
João Victor: 2