Meu Vozão Ceará Sporting Club
ex-ceará
Foto: Pedro Souza / Atlético

Grave! Ex-jogador do Ceará é vítima de racismo em jogo pela Libertadores

Everson, ex-goleiro do Ceará e atualmente no Atlético-MG, foi vítima de um ato de racismo durante uma partida da Libertadores na noite da última terça-feira, 27. Após o empate de 1 a 1, os torcedores do Libertad proferiram insultos raciais contra o jogador enquanto ele deixava o campo.

Um torcedor paraguaio chamou Everson de “macaco” e ainda imitou o animal em direção ao goleiro. Diante dessa situação lamentável, o brasileiro fez um pronunciamento pedindo o fim dessas “atitudes” e cobrando por punições mais severas.

“Infelizmente isso ainda acontece, é escancarado, até em redes sociais e já aconteceu comigo. Infelizmente também é nas entrelinhas, as pessoas comentam, mas não usam a palavra. Isso ainda acontece, já ocorreu com o Vini Júnior, um estádio todo contra ele. E hoje por conta, acho eu, de ter feito uma boa partida e ter sido peça fundamental, no final do jogo fui o atleta que mais xingaram e usaram esse ato de racismo mais uma vez”, lamentou o goleiro do Atlético-MG.

O Atlético-MG registrou em vídeo um torcedor do Libertad cometendo esses atos racistas e entregou as imagens em um pen drive ao representante da Conmebol presente no estádio, sentindo uma punição adequada tanto para o clube quanto para o torcedor. Everson chegou a cogitar a possibilidade de registrar uma queixa em uma delegacia no Paraguai e também acusou outros torcedores de tê-lo discriminado.

ex-ceará
Foto: Pedro Souza / Atlético

PASSAGEM PELO CEARÁ

A trajetória de Everson começou no Ceará em 2015, quando ele tinha 28 anos. Desde então, ele disputou 196 jogos, conquistando o bicampeonato cearense em 2017 e 2018, além do acesso à elite do futebol brasileiro em 2017 e a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro na última temporada. No torneio nacional, ele até marcou um gol contra o Corinthians.

Na época, o Santos desembolsou R$ 4 milhões para adquirir 80% dos direitos acadêmicos do jogador junto ao Ceará. A contratação de um novo goleiro foi um pedido do técnico Jorge Sampaoli, que demonstrou a importância de ter um goleiro habilidoso com os pés. Everson foi contratado a custo zero no meio de 2015, vindo do Confiança-SE.