O Ceará se posicionou oficialmente a respeito da situação envolvendo dois ex-atletas do clube nas investigações da Operação Penalidade Máxima que está sendo realizada pelo Ministério Público de Goiás (MP-CE) devido manipulações de partidas na Série A do Brasileirão de 2022. Em nota publicada pelo clube, na noite desta quinta-feira (11), o Vozão informou que o setor jurídico do clube enviou um pedido de habilitação para que possa ter acesso aos autos do processo.
Dois dias após os nomes de Richard Coelho e Nino Paraíba terem sido citados por quadrilha que está sendo investigada pela segunda fase da Operação Penalidade Máxima, o Alvinegro se posicionou publicamente sobre o assunto. Querendo ficar a par de todos os detalhes da situação, o Alvinegro de Porangabuçu enviou um ofício ao MP-GO em que pede autorização para que possa ter acesso aos detalhes do que foi apurado até aqui.
Os atletas não estão mais no Vovô. No entanto, os jogos em que eles teriam se envolvido na manipulação teria sido no duelo entre Ceará x Cuiabá-MT, pela 32ª rodada do Brasileirão de 2022. Eles teriam recebido um valor para que sofressem cartão amarelo na partida, quando ainda vestiam preto e branco.
Na partida, Nino foi amarelado aos nove do segundo tempo e o meio-campista recebeu cartão três minutos depois, aos 12.
O Ceará, que é parte interessada diretamente no caso, entende que há sérias chances de ter sido prejudicado e ainda afirma que pode contribuir com as investigações.
Richard Coelho tem contrato com o Vovô até o fim de 2024, mas foi emprestado ao Cruzeiro-MG. Devido aos acontecimentos, a Raposa suspendeu o vínculo do volante.
Veja abaixo nota do Ceará na íntegra.
“O Ceará, por meio do setor jurídico, enviou pedido de habilitação ao Ministério Público de Goiás (MP-GO) para que os advogados do Clube tenham acesso aos detalhes das investigações da Operação Penalidade Máxima, que investiga esquema de manipulação de resultados de jogos. A investigação é chancelada pelo Grupo de Atuação Especial ao Combate do Crime Organizado (GAECO).
O pedido foi feito em decorrência da possibilidade elevada do Clube ter sido vítima de parte dos investigados na operação. O departamento jurídico do Ceará ainda entende que pode contribuir com o MP-GO, auxiliando a esclarecer quaisquer dúvidas do procedimento investigatório criminal (nº. 2023.0010.0154)“.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.