Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará envia pedido ao Ministério Público para obter detalhes da investigação de esquema em jogos

Richard Coelho, volante do Ceará.
Foto: Divulgação / Ceará SC

O Ceará se posicionou oficialmente a respeito da situação envolvendo dois ex-atletas do clube nas investigações da Operação Penalidade Máxima que está sendo realizada pelo Ministério Público de Goiás (MP-CE) devido manipulações de partidas na Série A do Brasileirão de 2022. Em nota publicada pelo clube, na noite desta quinta-feira (11), o Vozão informou que o setor jurídico do clube enviou um pedido de habilitação para que possa ter acesso aos autos do processo.

Dois dias após os nomes de Richard Coelho e Nino Paraíba terem sido citados por quadrilha que está sendo investigada pela segunda fase da Operação Penalidade Máxima, o Alvinegro se posicionou publicamente sobre o assunto. Querendo ficar a par de todos os detalhes da situação, o Alvinegro de Porangabuçu enviou um ofício ao MP-GO em que pede autorização para que possa ter acesso aos detalhes do que foi apurado até aqui.

nino paraíba ceará
Lateral-direito Nino Paraíba, ex-Ceará, está sob investigação do Ministério Público de Goiás. Foto: Kid Júnior / SVM

Os atletas não estão mais no Vovô. No entanto, os jogos em que eles teriam se envolvido na manipulação teria sido no duelo entre Ceará x Cuiabá-MT, pela 32ª rodada do Brasileirão de 2022. Eles teriam recebido um valor para que sofressem cartão amarelo na partida, quando ainda vestiam preto e branco.

Na partida, Nino foi amarelado aos nove do segundo tempo e o meio-campista recebeu cartão três minutos depois, aos 12.

O Ceará, que é parte interessada diretamente no caso, entende que há sérias chances de ter sido prejudicado e ainda afirma que pode contribuir com as investigações.

Richard Coelho tem contrato com o Vovô até o fim de 2024, mas foi emprestado ao Cruzeiro-MG. Devido aos acontecimentos, a Raposa suspendeu o vínculo do volante.

Veja abaixo nota do Ceará na íntegra.

“O Ceará, por meio do setor jurídico, enviou pedido de habilitação ao Ministério Público de Goiás (MP-GO) para que os advogados do Clube tenham acesso aos detalhes das investigações da Operação Penalidade Máxima, que investiga esquema de manipulação de resultados de jogos. A investigação é chancelada pelo Grupo de Atuação Especial ao Combate do Crime Organizado (GAECO).

O pedido foi feito em decorrência da possibilidade elevada do Clube ter sido vítima de parte dos investigados na operação. O departamento jurídico do Ceará ainda entende que pode contribuir com o MP-GO, auxiliando a esclarecer quaisquer dúvidas do procedimento investigatório criminal (nº. 2023.0010.0154)“.