Ceará planeja adotar medida para maior segurança em jogos no Castelão

Foto: Divulgação / Ceará SC

O Ceará está planejando implementar uma medida importante em seus jogos realizados na Arena Castelão. O clube tem a intenção de adotar o sistema de biometria facial para controle de acesso à praça esportiva, visando aumentar o nível de segurança e coibir ações proibidas durante as partidas.

Embora ainda em fase inicial, a iniciativa do Ceará tem sido estudada de forma a viabilizar sua implementação com eficácia e precisão. A inspiração para essa medida veio do Palmeiras, clube paulista que já utiliza a biometria facial com sucesso no Allianz Parque.

Desde janeiro deste ano, 100% dos acessos ao estádio são realizados por meio desse sistema, o que tem contribuído significativamente para inibir a venda irregular de renda, como as ações de cambistas, e o uso indevido do cartão de sócio-torcedor.

Torcida do Ceará, Ceará x Avaí-SC
Foto: João Moura / @eujmoura

A utilização da biometria facial no Castelão por parte do Ceará traz diversos benefícios. Além de ser uma forma eficiente de práticas de coibir relacionadas à venda de ingresso, o sistema também facilita a identificação dos torcedores dentro do estádio.

Isso é especialmente relevante para identificar rapidamente pessoas envolvidas em atos de vandalismo ou manifestações preconceituosas, permitindo que a polícia tome as medidas necessárias de forma mais ágil e eficaz.

DECISÃO DO CEARÁ PRECISA DE AVAL DO FORTALEZA

Essa iniciativa está em estágio inicial e, dado o alto investimento financeiro envolvido nas modificações das catracas, há a necessidade de compartilhar a responsabilidade com o Fortaleza, uma vez que ambos os tempos utilizam a Arena Castelão para seus jogos.

A parceria entre os clubes é essencial para viabilizar essa importante melhoria na segurança do estádio e proporcionar uma experiência mais positiva para os torcedores.

A adoção da biometria facial em estádios de futebol tem se mostrado uma tendência em todo o mundo, com o objetivo de aumentar a segurança, evitar fraudes e garantir a tranquilidade dos torcedores durante os eventos esportivos.