Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará está entre os nordestinos com mais vitórias na Série A dos pontos corridos

Elenco do Ceará, Saulo Mineiro, Série B
Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Dos nordestinos que disputaram a Série A do Brasileirão na era dos pontos corridos, o Ceará está no Top-5 dos que mais venceram. O Vozão disputou sete edições da competição nos atuais moldes e conquistou 72 confrontos vitórias. Os dados são do perfil oficial da Copa do Nordeste.

Entre 2010 e 2011 e depois novamente entre 2018 e 2022 o Vozão disputou a elite do futebol brasileiro. Ao todo, foram sete temporadas na principal divisão do Campeonato Brasileiro, cinco de maneira ininterrupta.

Nesses setes anos foram 266 confrontos ocorridos, já que cada edição conta com 38 rodadas. O Alvinegro venceu 72 desses duelos. Ou seja, o aproveitamento em vitórias foi de apenas 27%.

Esses números colocam o Ceará como quinto clube da região do Nordeste que mais venceu na era dos pontos corridos da Série A. Sport-PE (131), Vitória-BA (121), Bahia-BA (119) e Fortaleza (100) apareceram à frente do Alvinegro.

Ceará está no Top-5 de nordestinos com mais vitórias na Série A. Crédito: Copa do Nordeste

HISTÓRICO DO CEARÁ NA SÉRIE A NÃO FOI POSITIVO

Apesar de estar entre os cinco nordestinos que mais vezes venceram na atual era do Brasileirão, os números e histórico do Alvinegro não são positivos.

Isso porque o clube teve uma sequência de cinco anos disputando a elite nacional e, ao invés de galgar degraus maiores, o máximo que o torcedor alvinegro conseguiu comemorar no certame foram classificações para Sul-Americana, permanências, vitórias em Clássico-Rei e sobre adversários difíceis.

Os números explicitam campanhas abraçadas somente à luta contra não ser rebaixado e o comodismo que levou o time à queda no ano passado, com apenas sete vitórias em 38 partidas.

Esses dados são ainda piores se comparados ao do “vizinho” e maior rival, o Fortaleza, que passou oito anos seguidos na penúltima divisão do Campeonato Brasileiro (2010-2017) e, com cinco anos de Série A (2019 até o atual momento), tem 28 vitórias a mais que o Ceará na competição.

O detalhe é que os dois estiveram “juntos” disputando a mesmo competição entre 2019 e 2022. E, durante este período, o Alvinegro tinha um patamar financeiro bem superior ao seu rival.

É preciso ressaltar ainda que o Vozão não valorizou o período em que esteve na principal divisão nacional, competindo contra os grandes do futebol brasileiro. A maior pontuação da história do clube na Série A foi em 2020, quando terminou com 52 pontos na 11ª colocação.

Na época, o elenco era comandado por Guto Ferreira, havia conquistado o bicampeonato invicto da Copa do Nordeste e o elenco teve nomes como Vina, vivendo a grande temporada de sua carreira, Fernando Prass, Luiz Otávio, Tiago Pagnussat, Samuel Xavier, Lima, Felipe Vizeu, Fernando Sobral, Charles, Léo Chú, Rafael Sóbis e outros.

Elenco do Ceará 2020
Elenco do Ceará de 2020. Foto: Divulgação / Ceará SC