Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará oficializa retorno de Ricardinho; Saiba mais

Ricardinho, ídolo do Ceará
Ricardinho se despediu do Ceará em março de 2021. Foto: Reprodução

O Ceará confirmou, nesta terça-feira (7), o retorno de Ricardinho. Ídolo alvinegro, o “maestro”, como é apelidado carinhosamente pela torcida alvinegra, assume o cargo de assessor de futebol.

Dois anos e oito meses após ter se despedido de Porangabuçu, o ex-camisa 8 está de volta. Ricardinho retorna para assumir um cargo ligado ao futebol, mas não estará dentro das quatro linhas. Oficializado no fim da tarde desta terça (7), seu papel será de “mediador”.

Ao lado de João Paulo Sanches, que ainda será oficializado como novo coordenador técnico, papel que antes era de PC Gusmão, o ídolo alvinegro será a missão de trabalhar nos bastidores para manter o bom relacionamento entre elenco, comissão técnica, diretoria e demais funcionários do clube.

Ricardinho ainda não havia se aposentado oficialmente e nesta temporada ele jogou pelo Paysandu-PA e disputou a Série C do Campeonato Brasileiro pelo cearense Floresta.

Ainda durante a carreira de atleta ele já vinha se preparando para quando fosse “pendurar as chuteiras” e fez cursos de gestão esportiva como Executivo e Gestão da Base pela FootHub, ATFA Argentina Licença C; Liderança da Dunamis e Gestão de clubes da IFCE.

Agora como assessor departamento de futebol do Ceará, Ricardinho já iniciou sua nova função no clube nesta terça-feira (7).

Ricardinho, ídolo e assessor de futebol do Ceará, ao lado do presidente João Paulo Silva.
Ricardinho, ídolo e assessor de futebol do Ceará, ao lado do presidente João Paulo Silva. Foto: Divulgação / Ceará SC

RICARDINHO FEZ HISTÓRIA PELO CEARÁ

Esta será a quarta passagem de Ricardinho pelo Vozão. Três foram como jogador e esta atual como assessor de futebol. A primeira vez aconteceu em 2007. Mas, o então atleta não teve uma boa passagem e foi dispensado pelo então presidente Evandro Leitão.

Ele retornou em 2013 ficando até 2015. Neste período, ele foi bicampeão Cearense 2013 e 2014 e campeão invicto da Copa do Nordeste 2015. Após ajudar na campanha de luta contra o rebaixamento para a Série C do Brasileiro, o meia deixou Porangabuçu e foi para o Al-Ettifaq, da Arábia Saudita.

Ricardinho ainda voltou ao Vozão em 2017 e ficou até o primeiro semestre de 2021. Ele foi novamente bicampeão Cearense 2017 e 2018 e bicampeão invicto da Copa do Nordeste 2020, além de ter sido peça importante no acesso em 2017 do Ceará à Série A do Brasileirão.

Ao todo Ricardinho disputou 338 jogos, marcou 40 gols e contribuiu com 52 assistências. Ele conquistou seis títulos pelo clube e está entre os maiores e mais vencedores ídolos da história do Alvinegro de Porangabuçu.

Ricardinho foi bicampeão da Copa do Nordeste pelo Ceará.
Ricardinho é bicampeão invicto da Copa do Nordeste 2015 e 2020. Foto: Felipe Santos / Ceará SC