Ceará cria plataforma para sugestões de pautas para reforma do estatuto; Saiba

Torcida do Ceará marca presença. (Foto: Thiago Gadelha / SVM)

O Conselho Deliberativo do Ceará está em fase de reuniões para montagem das pautas que irão à votação para mudanças em seu Estatuto. Com isso, foi criado um site para que torcedores deem sugestões para a reforma.

Uma coisa já é fato: o Estatuto do Ceará Sporting Club vai passar por alterações. Agora, está sendo trabalhado para ver quais vão ocorrer. Ainda não há data nem previsão, mas os conselheiros e sócios-proprietários irão votar em assembleia para definir quais regras do clube vão passar por atualizações.

Buscando ampliar o “leque” de ideias, o clube criou um site chamado “Estatuto Nação Alvinegra” para que os torcedores possam compartilhar suas ideias e pensamentos daquilo que pretendem ver como parte das novas normas do Time do Povo.

Ceará lança plataforma para receber sugestões de pautas para reforma do estatuto. Crédito: Divulgação / Ceará SC

Para dar sua sugestão, basta entrar no site Estatuto.NacaoAlvinegra.com, cadastrar seu CPF na página de início e seguir em frente para escrever suas ideias e enviar à Comissão Eleitoral da Reforma do Estatuto.

O site foi lançado nesta terça (12) e vai permanecer no ar até o dia 30 deste mês de setembro. Até a próxima terça (19), apenas conselheiros e sócios poderão enviar suas sugestões. Para os demais torcedores, a plataforma será “liberada” a partir da outra quarta-feira (20).

PAUTAS PARA REFORMA DO ESTATUTO DO CEARÁ

No dia 7 de agosto foi selecionada a Comissão Provisória da Reforma do Estatuto do Ceará e também a Comissão Permanente de Ética. Membros do conselho se reuniram na sede do Vozão, em Porangabuçu, para escolher os responsáveis por receber sugestões para mudanças na legislação, analisar juridicamente e entender quais são necessárias ou não para que sejam colocadas em votação.

Algumas das pautas mais exigidas, tanto por conselheiros da oposição como também torcedores, é que o sócio-torcedor tenha direito ao voto para escolher quem quer à frente da diretoria executiva do clube. No formato do atual estatuto, apenas conselheiros e sócios-proprietários têm esse privilégio.

Outro assunto que também faz parte dessa “lista” é a remuneração aos integrantes da diretoria executiva, algo que não é permitido pelo atual estatuto. Ou seja, são como dirigentes voluntários.

O intuito com essas mudanças é que haja uma profissionalização maior no Ceará ao que se trata de futebol. Pois, podendo oferecer salários, o clube poderá fazer investimentos em profissionais experientes, qualificados e podendo máximo compromisso e conhecimento de mercado.

Ainda não há data para as pautas irem à votação para Reforma do Estatuto do Ceará.