Historicamente, o Ceará sempre teve uma filosofia de várias mudanças no comando técnico dentro de uma mesma temporada. Mas, de acordo com o presidente João Paulo Silva, isso vai mudar. Os planos do mandatário são de um trabalho a longo prazo e, segundo dito por ele em entrevista ao jornal O Povo, o técnico Eduardo Barroca está incluso nesse planejamento.
Na pré-temporada 2023, iniciada em dezembro do ano passado, Gustavo Morínigo foi contratado para dar início aos projetos no Alvinegro. O técnico paraguaio, ainda na gestão de Robinson de Castro, ajudou na montagem do elenco e levou o time às finais do Campeonato Cearense e Copa do Nordeste.
Mas, apesar do bom aproveitamento, Morínigo sucumbiu à perda do Estadual e início com derrota na Série B do Campeonato Brasileiro, não tendo ficar para o tricampeonato do Nordestão. Para seu lugar, João Paulo Silva escolheu Eduardo Barroca, técnico jovem, mas com histórico de poucas vitórias na carreira.

Em conversa com o jornal O Povo, o presidente do Ceará explicou que a decisão de trazer Barroca aconteceu após ele ter recebido recomendações de várias pessoas do meio do futebol. Ele ainda ressaltou que tem planos para ter um trabalho longevo no comando técnico que dure até o fim de seu mandato, em dezembro de 2024.
“Um dos pontos que eu queria muito para minha gestão era ter um treinador que passasse dois anos dentro do clube. Acho que isso é a virada de chave para ter bons resultados. Quando eu trouxe o Barroca, peguei boas informações dele com várias pessoas. Ele é um treinador jovem com vontade de crescer junto comigo, que estou chegando à frente da presidência do Ceará. Quando você tem uma vontade de vencer, você já dá um passo muito à frente”, disse João Paulo.
Apesar de ter revelado esse desejo de um trabalho a longo prazo com Barroca incluso, o dirigente deixou claro que no futebol as decisões têm muito a ver com resultados e um trabalho duradouro anda de “mãos dadas” com desempenho.
“Infelizmente, os treinadores no futebol precisam ter resultado. No futebol nem sempre a virada de chave é de um dia para outro. Ele assumiu o clube numa terça-feira, no domingo tínhamos uma decisão contra o ABC, que precisávamos ganhar, e em seguida uma final de Copa do Nordeste. Não houve tempo de colocar o trabalho em prática porque tinha que dar continuidade ao que foi formado até aquele momento. Eu torço muito para que o Barroca dê certo”, contou o presidente alvinegro.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.