Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará foi o segundo time da Série B 2023 que mais fez mudanças no comando técnico

É fato que a campanha do Ceará na Série B 2023 foi desastrosa. Mas, um dos grandes motivos disto foi o excesso de trocas no comando técnico durante a competição. Apenas o Londrina-PR, que acabou rebaixado, realizou mais mudanças que o Vozão.

Dos 20 clubes que disputaram a Segundona, o Alvinegro de Porangabuçu foi o segundo que mais realizou trocas de treinadores. Ao todo foram quatro começando com Gustavo Morinigo e encerrando com Vagner Mancini, que vai permanecer para a próxima temporada.

O paraguaio chegou ao Vozão na pré-temporada e participou da montagem do elenco que foi vice do Campeonato Cearense e campeão da Copa do Nordeste. Mas, ele sucumbiu ao mau início no Campeonato Brasileiro e sequer ficou para o jogo da decisão do Nordestão, sendo demitido antes da segunda final contra o Sport-PE. Ele se despediu com 62,2% de aproveitamento.

Como substituto, o time da capital cearense anunciou Eduardo Barroca. O técnico já chegou sob críticas e desconfianças e até conseguiu uma boa sequência em alguns resultados, mas não se sustentou no cargo com a irregularidade do time na competição e o carioca foi demitido com 57% de aproveitamento.

Eduardo Barroca, treinador do Ceará.
Eduardo Barroca foi o segundo treinador do Ceará em 2023. Foto: Davi Rocha / Pera Photo Press

Foi então que a diretoria alvinegra anunciou o retorno de Guto Ferreira, que tinha feito um belo trabalho no time em 2020 levando a equipe ao título do Nordestão de maneira invicta e uma boa campanha na Série A do Brasileirão daquele ano. Mas, sua segunda passagem por Porangabuçu não foi positiva e ele também foi demitido, deixando o time com um aproveitamento de 42%.

Assim, após saídas de Morinigo, Barroca e Guto, veio o quarto e último treinador do Ceará em 2023: Vagner Mancini. Técnico do Vozão em 2011, ele pegou o time tentando lutar pelo acesso e até engrenou duas vitórias em seus dois primeiros jogos. Porém, sofreu com sequências ruins e se despediu da Série B com 33% de aproveitamento no total de 12 jogos.

Apenas o Londrina-PR, equipe que terminou a Segundona sendo rebaixado para a Série C como vice-lanterna, trocou mais vezes de treinar que o Ceará. Foi o total de cinco técnicos no decorrer da competição.

TREINADORES DO CEARÁ EM 2023

  • Gustavo Morinigo: novembro de 2022 a abril de 2023
  • Eduardo Barroca: abril de 2023 a junho de 2023
  • Guto Ferreira: junho de 2023 a agosto de 2023
  • Vagner Mancini: agosto de 2023 até o atual momento.
Gustavo Morínigo, treinador do Ceará
Gustavo Morinigo. Foto: Divulgação / Ceará SC