Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará vence Iguatu e está na final do Cearense 2023; Reveja gols

Vitor Gabriel, atacante do Ceará.
Foto: Stephan Eilert / Ceará SC

O Ceará está na final do Campeonato Cearense 2023. Neste sábado (18), o Alvinegro venceu o Iguatu por 2 a 0, na Arena Castelão, no jogo de volta da semifinal. Vitor Gabriel, no primeiro tempo, e Léo Rafael, no segundo, marcaram os gols da vitória. Agora, o Vozão aguarda para saber quem vai encarar na decisão. Seu adversário vai sair do vencedor entre Ferroviário e Fortaleza.

PRIMEIRO TEMPO

Sabendo que precisava vencer para garantir vaga de forma direta, sem precisar passar por nova decisão por penalidades, o Vovô começou pressionando a saída de bola do Azulão e sem deixar o adversário “respirar”. Enquanto o setor defensivo não dava espaço, o ataque criava jogadas com Erick sendo o principal nome.

Com nove minutos de bola rolando, o Ceará abriu o marcador. Erick recebeu virada de bola na esquerda, cruzou na área e Vitor Gabriel, muito bem posicionado, cabeceou para mandar a bola para o fundo barbante e abrir o marcador. Depois disso, apesar da posse de bola, poucas foram as chances reais criadas.

Mas, como as coisas para o Ceará sempre são difíceis, o time foi perdendo a intensidade no decorrer do período e, com isso, o Iguatu passou a ganhar corpo já no fim. Em dois erros seguidos da defesa alvinegra, que até então fazia uma partida perfeita, os visitantes quase empataram. Na primeira, aos 43, Dedé foi parado por Richard. Na segunda vez, aos 45, a bola passou muito perto, mas foi para fora.

SEGUNDO TEMPO

Assim como costumeiramente faz, o treinador Gustavo Morinigo não mexeu na equipe durante o intervalo e voltou para a etapa final com a escalação que iniciou o jogo. Com a vantagem no marcador, o time do interior do Estado fez mudanças e se jogou ao ataque. A grande chance do Vovô foi aos 17, com Vitor Gabriel. O trio de ataque alvinegro pressionou a saída de bola, roubou na esquerda do campo, partiu pra dentro e tocou para o meio da pequena área, mas o centroavante errou o chute e mandou direto para fora.

Querendo mais intensidade, o paraguaio passou a fazer suas primeiras alterações e colocou Caíque Gonçalves e Willian Formiga nas vagas de Guilherme Castilho, que saiu esbravejando, e Danilo Barcelos. Mas, aquele ímpeto que foi visto no início do primeiro tempo não voltou a aparecer na segunda temporada. Apesar disso, o Ceará teve a chance de marcar o segundo. Aos 30, Vitor Gabriel recebeu lançamento, saiu na velocidade, entrou na área, mas foi impedido de seguir jogando no momento do drible, sendo segurado e derrubado pelo zagueiro do Iguatu. O árbitro de vídeo (VAR) nada fez.

Sabendo que a diferença mínima no placar de 1 a 0 trazia riscos, Morinigo mudou mais uma vez e pôs o meia Jean Carlos na vaga do lateral-direito Michel Macedo. Depois, nas últimas substituições, Richardson e Janderson saíram para as entradas de Geovane e Léo Rafael. E as mudanças surtiram efeito. Aos 45, Léo Rafael recebeu passe na entrada da área, bateu na saída do goleiro e fez 2 a 0. O bandeira até chegou a anular marcando impedimento, mas o gol foi validado pelo VAR e o primeiro gol profissional de Léo Rafael pelo Ceará foi validado.

Com o resultado, o Ceará está classificado para a final do Campeonato Cearense 2023. Agora, o Alvinegro espera o vencedor de Ferroviário x Fortaleza.

Veja abaixo os gols do Ceará na vitória sobre o Iguatu.

Vitor Gabriel abre o placar para o Ceara. Crédito: Nosso Futebol
Léo Rafael faz 2 a 0 para o Ceará. Crédito: TV Cidade