Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará vence ABC e deixa Z4 da Série B; Veja tabela

Vitor Gabriel, atacante do Ceará.
Foto: Fausto Filho / Ceará SC

O Ceará venceu a primeira partida pela Série B do Campeonato Brasileiro 2023. Na noite deste domingo (30), o Vovô derrotou o ABC-RN, no estádio Frasqueirão, pelo placar de 2 a 1. Em jogo válido pela 3ª rodada da disputa, Vitor Gabriel marcou os gols do êxito cearense. Com o resultado, Ceará foi aos três pontos e deixou temporariamente a zona de rebaixamento, indo para a 13ª colocação da tabela.

Na estreia do técnico Eduardo Barroca, o Vozão ganho e acabou com a sequência negativa de derrotas na Segundona e somou os três primeiros pontos na disputa nacional. Além disso, manteve o tabu de quase 10 anos sem perder para o Elefante da Frasqueira.

PRIMEIRO TEMPO

Com a última mudança na escalação sendo Gabriel Lacerda na vaga de Tiago Pagnussat, que estava cumprindo suspensão automática, o Vovô começou bem e não demorou muito para abrir o jogo. Com apenas seis minutos de bola rolando, Guilherme Castilho cobrou falta na área e Vitor Gabriel, em posição totalmente legal, cabeceou para fazer 1 a 0.

Com oportunidades surgindo para os dois lados, o time da casa chegou ao empate aos 33. Gabriel Lacerda errou em lance dentro da área e cometeu pênalti. Matheus Anjos converteu e fez 1 a 1.

Com o primeiro período já se encaminhando para o fim, Vitor Gabriel apareceu novamente para deixar o segundo dele e do Alvinegro de Porangabuçu no jogo. Com o relógio marcando 42, Guilherme Castilho cobrou escanteio, Matheus Anjos cometeu falha na primeira trave e o centroavante, de pé direito, apareceu mais uma vez para recolocar o Vozão na vantagem.

Guilherme Castilho, meia do Ceará.
Guilherme Castilho particou diretamente dos dois gols do Vozão na partida. Foto: Fausto Filho / Ceará SC

SEGUNDO TEMPO

Na etapa final, o Elefante da Frasqueira veio pra cima e criou várias chances, mas foram parados pelas mãos e pés de Richard, que completou 100 jogos pelo Ceará e teve uma noite de grandes defesas. Vendo o time com rendimento cada vez mais abaixo em campo e falhas defensivas, Barroca fez as primeiras mudanças.

Já o Vovô, as poucas oportunidades que teve foram desperdiçadas. Em um período de poucas jogadas trabalhadas, Barroca fez várias mudanças na tentativa de empurra o time para buscar ampliar o placar e organizar a defesa.

Arthur Rezende saiu e entrou Nicolas enquanto Willian Maranhão foi para a vaga de Vitor Gabriel. Assim, Maranhão foi fazer dupla de volantes com Richardson para fechar o meio, local por onde o ABC estava tendo muito espaço. Buscando um ritmo melhor ofensivo, Erick Pulga ainda entrou no lugar de Janderson.

Com poucas ações e muitos “buracos” defensivos, entraram Michel Macedo e Danilo Barcelos nas vagas de Warley e Willian Formiga, respectivamente.

Aos 49, Erick quase fez o terceiro do Vozão. Mas, nada mudou o resultado que já havia sido construído ainda na primeira etapa.

SITUAÇÃO DO CEARÁ NA TABELA DA SÉRIE B

Com a vitória sobre o Elefante, o Vozão somou seus primeiros três pontos no certame, deixou o Z-4 e subiu para a 13ª colocação. Além disso, a derrota do Juventude-RS em casa para o Vila Nova-GO também ajudou para que o time gaúcho não igualasse a pontuação do Ceará na tabela da Série B.

Ceará sobe deixa lanterna e sobe sete posição na Série B.