Na reedição da final da Copa do Nordeste 2020, o Ceará venceu o Bahia na noite deste domingo, 23, por 2 a 0, em jogo válido pela 5a rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2020. Com o resultado, o Alvinegro permaneceu na 19a colocação da competição com quatro pontos conquistados.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
O jogo
Pressionado para conquistar a primeira vitória na competição, o Ceará começou o jogo fazendo pressão para cima do tricolor baiano. Com algumas mudanças pontuais na escalação, como a volta de Vina ao time titular, o Vovô começou a partida com atitude que não apresentou nas últimas partidas.
Logo aos 5 minutos, Vinicius cobrou escanteio, a bola bateu no braço de Rodriguinho e os jogadores alvinegros reclamaram de pênalti. O árbitro entendeu que o braço estava colado ao corpo, portanto, não configurou infração.
O Ceará continuou pressionando até que, aos 10 minutos, Cléber abriu o placar. Vina cobrou escanteio na direção de Gabriel Lacerda, que passou para o atacante carimbar para o fundo das redes.
Atrás no placar, o Bahia começou a sair mais para o jogo, diminuiu o ímpeto do Alvinegro e, apesar de criar jogadas de perigo, não conseguir empatar a partida.
Na volta do intervalo, vovô voltou com Rafale Sobis no lugar de Cléber, autor do gol, que sentiu dor no músculo adutor da coxa. O adversário também veio com modificação, com Daniel no lugar de Gregore.
O time baiano voltou melhor para o segundo tempo. O Tricolor começou a crescer na partida e criar jogadas de perigo. Aos 12 minutos, Daniel achou Rodriguinho que avançou e mandou uma bomba em direção ao gol do Alvinegro, obrigando Fernando Prass a fazer uma grande defesa.
Apesar de o adversário melhorar no jogo, o Vovô seguia ligado em busca de aproveitar espaços e ampliar o placar. O clube teve duas chances seguidas com Rafael Sobis, mas o atacante acabou finalizando para fora.
Aos 29 minutos o vovô ampliou o placar. As modificações do técnico Guto Ferreira surtiram efeito e, Mateus Gonçalves, recebeu passo de Vina, driblou Anderson, e mandou para o fundo das redes.O Bahia ainda ensaiou uma reação, tentou diminuir e empatar a partida, mas não conseguiu impedir a Vitória alvinegra. O time cearense encerrou jejum de triunfos na competição que durava desde o ano passado.FICHA TÉCNICA
Ceará 2 x 0 Bahia
Série A – 5a rodada
Estádio Arena Castelão – 23 de agosto 2020 – 20 horas
Escalação (Ceará): Fernando Prass, Samuel Xavier, Gabriel Lacerda, Luiz Otávio, Bruno Pacheco, William Oliveira (Fabinho), Charles (Ricardinho), Fernando Sobral, Vinícius (Wescley), Leandro Carvalho e Cléber (Rafael Sobis).
Técnico: Guto Ferreira
Escalação (Bahia): Anderson, Nino Paraíba, Ernando, Juninho, Zeca, Gregore (Daniel), Ronaldo, Rodriguinho, Élber (Clayson) Gilberto (Fernandão) e Rossi (Saldanha).
Técnico: Roger Machado
Cartões amarelos: William Oliveira (Ceará); Gregore, Ronaldo (Bahia)
Cartões vermelhos: –
Gols: Cléber e Mateus Gonçalves (Ceará)
Arbitragem
Árbitro: Dyorgines Wagner do Nascimento Magalhães
Árbitro Assistente 1: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha
Árbitro Assistente 2: Thiago Rosa de Oliveira
Quarto Árbitro: Antonio Magno Lima Cordeiro
Analista de Campo: Marcos Antonio da Silva Sampaio
Árbitro de vídeo: Pathrice Wallace Corrêa Maia
Assistente de Árbitro de Vídeo 1 – Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Assistente de Árbitro de Vídeo 2 – Diogo Carvalho Silva
Observador de VAR: Silva Regina de Oliveira
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.