Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará vence o Santos, encerra tabu de mais de 10 anos e salta na tabela do Brasileirão; Veja vídeo dos gols

zé roberto ceará
Foto: Stephan Eilert / Ceará SC

O Ceará voltou a vencer no Brasileirão. Depois de sete jogos sem conquistar nenhum êxito, o Vovô derrotou o Santos por 2 a 1, na Arena Castelão, neste sábado (10), por partida válida pela 26ª rodada da Série A do Brasileirão. Guilherme Castilho e Zé Roberto marcaram os gols no Alvinegro de Porangabuçu que, agora com 31 pontos, salta para a 12ª colocação da tabela. Marcos Leonardo fez o único do Peixe.

Sem Vina e Jô, que cumpriram suspensão, o Vovô voltou a ganhar no Campeonato Brasileiro. Não só isso, o triunfo aconteceu sobre o time da Vila Belmiro, algo que não ocorria no Brasileirão havia 12 anos. O clube cearense não batia os santista na Série A desde 2010, quando Geraldo e Magno Alves deram a vitória por 2 a 1 sobre a equipe que ainda tinha Neymar. A partida, inclusive, ficou marcada pelo duelo entre João Marcos e o, agora, camisa 10 do Paris Saint-Germain (PSG), da França.

LEIA MAIS:
Com Guilherme Castilho de titular, Vovô está pronto para embate com o Santos pelo Brasileirão; Confira escalas
Ex-Ceará vai fazer parte da equipe de transmissão da Copa do Mundo pela Globo

PRIMEIRO TEMPO

Empurrado pela sua torcida, o Vovô não demorou muito para sair na frente do placar. Com apenas cinco minutos de bola rolando, Nino Paraíba recebeu na direita, passou por Felipe Jonatan e deu um passe que cortou toda defesa santista até chegar em Guilherme Castilho que tocou na saída do goleiro João Paulo para abrir o marcador a favor do Alvinegro de Porangabuçu.

O Santos, que pouco fez, ainda ajudou o Vovô a aumentar a diferença no placar. Eduardo Bauermann recuou errado, Zé Roberto recebeu na entrada da área, driblou o guarda redes do Peixe e fez 2 a 0 para fazer a festa do time da casa aos 29 minutos.

A melhor oportunidade do time visitante foi aos 39, em batida de Marcos Leonardo para grande defesa de João Ricardo, mas a arbitragem já marcava impedimento do jovem atleta santista.

SEGUNDO TEMPO

No começo do período final, o terceiro gol do Vovô quase aconteceu nos primeiros minutos. Guilherme Castilho arriscou de fora e fez João Paulo ir buscar a bola no canto esquerdo. Aos seis, Gabriel Lacerda foi tirar perigo da defesa do Vovô e mandou na trave, quase marcando contra a própria meta.

Pouco minutos depois, aos 10, o time da Vila Belmiro diminuiu. Richard Coelho errou na devolução e entregou para Marcos Leonardo que, cara a cara com João Ricardo, carimbou as redes do Ceará.

Com a queda de rendimento do time na partida, o treinador Lucho González optou por mudanças colocando Fernando Sobral e Jhon Vásquez nas vagas de Richardson e Guilherme Castilho com o intuito de fortalecer a marcação e buscar jogadas de velocidade para ampliar o placar. Minutos depois, Zé Roberto e Richard deram vagas para Dentinho e Geovane. No entanto, as alterações ofensivas não surtiram efeito.

Melhor na reta final, o Santos criou chances de empatar e Marcelos Leonardo, aos 43, chegou perto de marcar o segundo dele e de sua equipe no jogo, mas foi impedido por Gabriel Lacerda, que travou o chute do camisa 9 do Peixe no momento certo.

Vitorioso, o Ceará encerrou sequência negativa de sete jogos sem vencer no Brasileirão. Com a soma do três pontos pelo êxito, o Vovô salta três posição na tabela e, com 31 pontos, é o 12º.

Veja abaixo os gols do Vovô na vitória sobre o Santos.

Com assistência de Nino Paraíba, Guilherme Castilho toca na saída do goleiro do Peixe e abre o marcador para o Ceará. Crédito: Premiére
Eduardo Bauermann falha em recuo e Zé Roberto amplia para o Ceará. Crédito: Premiére