Meu Vozão Ceará Sporting Club

Com início de primeiro tempo ‘avassalador’, Ceará vence primeiro Clássico-Rei da temporada; Assista aos gols

Ceará
Foto: Felipe Santos / Ceará SC

Depois de quase 10 anos, o estádio Presidente Vargas voltou a receber um Clássico-Rei. Válido pela 5ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Cearense, o duelo entre Ceará e Fortaleza, na noite desta terça-feira (7), terminou com a vitória alvinegra por 2 a 1. Guilherme Castilho e Erick marcaram os gols do triunfo alvinegro e Thiago Galhardo, em “lei do ex”, fez o único para os tricolores. Com o resultado, o Vovô foi o time dono da melhor campanha da primeira etapa e ficou com o troféu

O JOGO

O primeiro tempo do Ceará foi muito bem controlado, organizado e sabendo o momento de “sofrer” e de “matar”. Com apenas oito minutos de bola rolando, Guilherme Castilho foi derrubado na área. Em roubada de bola no campo tricolor, o meia entrou na área e foi derrubado por Ceballos. Próximo ao lance, o árbitro assinalou penalidade. O próprio Castilho foi para a cobrança e converteu, fazendo 1 a 0.

Avassalador, o Ceará estava sedento para vencer seu primeiro grande teste da temporada e não demorou muito para fazer 2 a 0. Dois minutos depois, em jogada que veio de cruzamento na área, a defesa leonina afastou mal e Erick ficou com a sobra. O camisa 11 de Porangabuçu encheu o pé para afundar as redes leoninas e sair para comemorar o placar ampliado.

Erick marca e faz 2 a 0 para o Vovô. Foto: Felipe Santos / Ceará SC

Com o marcador, o Alvinegro mostrou uma defesa sólida, sem dar espaços para o adversário, e uma linha de transição do meio para o ataque aproveitando da rapidez e habilidade de jogador como Erick e Janderson, que foram “caçados” em campo.

Vencendo, o treinador Gustavo Morinigo optou por retornar do intervalo sem mudanças. Já o adversário, que operou mudanças, voltou para a etapa final e não demorou muito para diminuir o placar. Com apenas dois minutos de jogo, Lucas Crispim cobrou falta na área, Thiago Galhardo desviou e fez para o Leão.

O gol logo no início esquentou o clima do Clássico-Rei e os tricolores se jogaram ao ataque, como naturalmente aconteceria pela desvantagem no placar. O Vovô ficou nos contra-ataques e, vendo a necessidade de aproveitar mais de jogadas de rapidez para “matar” o rival, o treinador Gustavo Morinigo operou alterações para dar novo “gás” ao setor de transição, assim Guilherme Castilho, Erick e Vitor Gabriel saíram para as entradas de Luvannor, Jean Carlos e Hygor Cléber, que fez sua estreia pela equipe.

Apesar de ter maior posse de bola, o Fortaleza não ofereceu muito perigo à defesa alvinegra. Já o Ceará, que teve muitas chances de ampliar em contra-ataques, “abusou” de errar no momento da finalização e perdeu chances com Janderson e Luvannor. Caique Gonçalves deixou o campo machucado e Marcos Ytalo, o Buiú, entrou em sua vaga.

Querendo buscar pelo menos o empate, o treinador leonino Juan Pablo Vojvoda arriscou o time todo para frente colocando peças ofensivas em campo. Todo fechado, o Vovô segurou a pressão até o fim do jogo e Buiú, que havia acabado de entrar, salvou duas vezes e Richard “operou milagre” com os pés, evitando o empate. Vendo o “sufoco”, Morinigo fez a última alteração e fortaleceu o setor defensivo, colocando o lateral Danilo Barcelos no lugar do atacante Janderson, que já estava cansado.

Eletrizante até o fim, o Ceará, com muito suor conquistou a vitória e terminou a primeira fase do Estadual com a melhor campanha. Ao todo, o Vovô somou 13 pontos em cinco jogos – quatro vitórias e um empate – e ficou com o troféu Pedro Basília, uma taça comemorativa. Como se classificoou direto semifinal, o Alvinegro agora espera duelos das quartas para conhecer seu adversário.

Veja abaixo os gols do Ceará na vitória sobre o Fortaleza.

De pênalti, Guilherme Castilho faz 1 a 0 para o Ceará. Crédito: TV Cidade
Erick marca e faz 2 a 0 para o Ceará sobre o Fortaleza. Crédito: TV Cidade